Estacas de jabuticaba

Oi pessoal,

Sempre tive paixão por jabuticabas e pelo menos em três episódios elas participaram da minha vida de forma, creio eu, a me incentivar a criar este projeto. Este é um dos motivos de ter escolhido a jabuticaba para aprender sobre bonsai.

Sempre li que era impossível, ou quase impossível, fazer mudas de jabuticaba a partir de estacas. Resolvi fazer um teste: peguei um galho cortado de uma das podas (com todas as folhas) e plantei em um substrato compacto e rico em matéria orgânica, na sombra.

Passados quase três meses, pude verificar que as folhas não caíram e ao trocar para um vaso, descobri que ela tinha criado raízes.

Lição que aprendi: duvide sempre quando disserem que “não pode” ou “é impossível” fazer isto ou aquilo com plantas. Mesmo que pareça ilógico ou trabalhoso, elas sempre nos surpreendem. Tentem e vejam por si mesmo os resultados. Algumas vezes pode dar certo.

;)

Abraços!
_____________________________________
Anderson C. Porto
Brasil +55 / RJ (21) 9688-9521
|/ Comunidade Tudo Sobre Plantas |/

http://br.groups.yahoo.com/group/tudosobreplantas/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

http://www.tudosobreplantas.com.br

http://blog.tudosobreplantas.com.br

http://forum.tudosobreplantas.com.br

http://galeria.tudosobreplantas.com.br

“Sonhar, sem fazer dos sonhos teus senhores” (Rudyard Kipling)

About these ads

4 respostas em “Estacas de jabuticaba

  1. Alem de perfeccionista, sou teimoso, e muitas vezes as pessoas ficam com raiva de mim por causa disso…Tambem, como voce Anderson, sou um apaixonado por plantas, e outro dia visitando um sitio de uma madrinha minha, resolvi trazer alguns galhos de uma jabuticabeira que tem la. E pra minha surpresa, depois de cinco dias colocados primeiramente em agua e depois num vaso com terra devidamente adubada com materia organica. surgiram flores e ja tem alguns frutos vingados. tenho observado todos os dias e eles estao se desenvolvendo e tomara que amadurecam. ah e tem tambem algumas folhas novas. estou muito feliz com esta minha experiencia. Jose Marques – Jaboatao-PE.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s