Reposição de mudas na orla marítima irá conter avanço da areia em calçadas

27/04/2006 – 11:02h

SÃO LUÍS – Uma reposição florística da orla marítima deve ser feita para conter o avanço das dunas nas praias da capital. O trabalho feito com o plantio de mudas de salsa foi concluído na avenida Litorânea e iniciado no Olho d’Água.

Sem vegetação, a areia da praia estava avançando sobre a calçada em vários pontos da orla marítima de São Luís. A remoção diária da areia – que causava transtornos a pedestres e dificultava o tráfego de veículos – tornou-se um trabalho oneroso para a superintendência de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), o que motivou o projeto de reposição florística.

Os agentes do Impur utilizam a salsa da espécie Ipoméa fistulosa, a que mais se adapta às áreas de praia. As mudas são coletadas em terrenos baldios na Ponta d’Areia, no Olho d’Água e no Calhau, e depois de selecionadas são replantadas a 30 metros das calçadas que separam a areia das vias asfaltadas, com espaçamento de 20 a 30 centímetros entre as plantas. E não é usado qualquer produto químico nesse processo.

Na avenida Litorânea o plantio já foi concluído. Em 6 mil metros quadrados foram plantadas 60 mil mudas que são constantemente irrigadas. “O índice de rebrota (produção de novos ramos da salsa) é de 90% e a área trabalhada deve estar totalmente revestida pela planta em um prazo que varia de 120 a 150 dias”, explica o engenheiro agrônomo Jonas Monroe dos Santos, que coordena o projeto de contenção das dunas.

Jonas Monroe ressalta que, para o sucesso do projeto, é necessária a colaboração dos pedestres e dos condutores de veículos, já que tem sido necessária a reposição das mudas que são pisadas no final de semana. Ele citou como exemplo a colaboração da moradora Romain Melo, que fez o plantio das primeiras mudas de salsa na área onde foi iniciado na última quarta-feira (26) o trabalho dos agentes do Impur, no Olho d’Água.

“Com o sucesso dessa iniciativa, haverá uma melhoria socio-ambiental e estética da orla marítima”, finalizou o engenheiro.

fonte: [ link ]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.