Plantas antecipam floração com inverno seco

O inverno seco e quente devido à estiagem que se prolonga desde o verão, está provocando o florescimento mais cedo das plantas. Pelo menos uma variedade de Ipê roxo, árvore que produz flores, o florescimento ocorre entre maio e junho.

Apesar disso, em outros anos, pouco se via o florescimento desta variedade de árvore em Francisco Beltrão e região tão cedo. Neste ano, a estiagem antecipou o florescimento das parrerais, dos pés de pêssego, de espinheiras santas e cambroé, entre outras.

A espinheira santa e o cambroé normalmente não florescem em julho. “O calor gerou distúrbio (nas plantas)”, explica o engenheiro agrônomo Sérgio Carniel, da Emater e presidente do Santa Fé. Ele conta que também observou a antecipação do florescimento no bosque do clube, que fica em meio à natureza.

Sérgio explica que nos meses de frio as plantas e árvores entram em dormência por causa das baixas temperaturas e porque os dias têm menos luminosidade.

Na primavera/verão as plantas florescem normalmente porque as temperaturas diárias são mais altas e os dias têm mais iluminação. “Como neste ano não houve frio, elas estão florescendo com mais antecipação”, frisa.

Taris Ghilardi, do Vila Nova, tem dois pés e Ipês roxos em frente de sua residência. Ela conta que seu avô Antônio Ghilardi foi quem plantou os Ipês há cerca de 25 anos. Hoje estas árvores estão enormes, bonitas e cheias de flores.

Fonte: [ Jornal de Beltrão ]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.