A taioba é uma raiz utilizada como digestivo, pois tem a propriedade de regularizar as funções intestinais

É originária de regiões tropicais e se adapta bem à maior parte do clima encontrado no Brasil. É utilizada como digestivo, pois tem a propriedade de regularizar as funções intestinais.

Em sua composição, encontramos cálcio, fósforo, ferro, proteínas e uma grande quantidade de vitaminas: vitamina A, vitaminas B1, B2 e vitamina C. Tanto o talo quanto as folhas apresentam os mesmos elementos, apenas em proporções diferentes. Nas folhas, encontramos mais ferro e mais vitamina A.

O valor energético para cada 100g de talo é de 24 calorias, enquanto que, nas folhas, temos 31 calorias para as mesmas 100g.

Cultivar a taioba (Xanthosoma sagittifolium) não é muito difícil, pois as folhas se reproduzem rapidamente, podendo serem cortadas sempre que atingirem o tamanho desejado. As melhores épocas para o cultivo são o verão, outono e a primavera. A colheita é feita quando as plantas estão maduras, o que ocorre cerca de sessenta a oitenta dias após o plantio.

Existe uma crendice popular que fala sobre a existência de uma espécie venenosa de taioba, que não poderia ser ingerida pois causaria até a morte. Mas isso não tem qualquer base científica. A taioba (Xanthosoma sagittifolium) é totalmente comestível, sem oferecer qualquer risco à saúde humana. Assim como o seu parente, o inhame, podemos aproveitar o tubérculo, as folhas e as hastes da taioba.

Por Marco de Cardoso

Fonte: [ Yahoo! Notícias ]

___
edit [13/07/2016]: Muitas pessoas confundem as espécies e chamam várias plantas de TAIOBA. A que é seguramente comestível é a Xanthosoma sagittifolium. Outra espécie, também chamada de taioba e tóxica é a Colocacia esculenta, que precisa ser cozida em panela aberta para eliminar o oxalato de cálcio.

Anúncios

8 Comentários

Arquivado em Sem categoria

8 Respostas para “A taioba é uma raiz utilizada como digestivo, pois tem a propriedade de regularizar as funções intestinais

  1. Nice

    Cultivo taioba esei q ela é considerada a carne do pobre.
    As folhas são gostosas,lembrando um pouco a couve,mas com um pouquinho de “baba”, assim como tambem a ora-pro-nobis.
    Eu só aproveitava as folhas.Não sabia q podia commer os talos e o tubérculo.
    Na minha região faz muito calor(no verão 40º) e eu observei q ela dá mais folhas nos meses mais frios.Tem sempre q replantar?E o solo?
    Quem me deu o tuberculo prá plantar disse-me q tem q ir rasgando as folhas prá tirar as nervuras delas.Isso é verdade?
    Obrigada e um abraço.
    Nice

    Curtir

    • ADENILSON CERQUEIRA DA ANUNCIAÇÃO

      Bom dia. É perigosíssima a informação de que ” taioba é totalmente comestível, sem oferecer qualquer risco à saúde humana. Assim como o seu parente, o inhame, podemos aproveitar o tubérculo, as folhas e as hastes da taioba.” Frise-se que EXISTE A TAIOBA BRAVA, a qual eu mesmo tive a infelicidade de mandar preparar em minha casa; foi necessário só uma mínima porção apenas para provar para que eu tivesse os lábios cortados e asfixia. Como a quantidade foi pouca, depois de uma duas horas fiquei bem. Já comi a taioba mansa e hoje tenho desta no meu quintal, porém, o alerta é indispensável TAIOBA BRAVA PODE MATAR. Conheço caso de quem a comeu (da brava) com pimenta e achando que o ardor era só pimenta, a comeu e boa quantidade. Foi parar no hospital com farta hemorragia interna; uma outra família não teve a mesma sorte: todos morreram.

      Quanto à folha de ianhame é bom pesquisar um pouco mais.

      Adenilson (denny2100@hotmail.com)

      Curtir

  2. maria

    gosto da raiz da taioba pra fazer pão,bolos e sopas.

    Curtir

  3. richard

    Amigão, quem não tem base cientifica é seu texto, taioba brava existe sim, alias, taioba comestível é que existem poucas espécies, sei disso por que possuo uma amiga botânica que já fez estudos relacionados, e acredite, dependendo da especie, pode te mandar pro hospital ou até matar uma criança, trata-se de uma grande irresponsabilidade dizer que toda taioba pode ser comida, pois nunca sabe-se que idiota vai ler se texto e leva-lo a sério, mais perigoso que taioba brava são as porcarias que lemos na internet.
    Na minha opinião, texto feito por quem mora na cidade e sequer tem contato com plantas realmente, pois qualquer pessoa que ja morou na roça, sabe identificar as bravas da mansa, pois muda um pouco o formato e a cor.
    pelo menos você não colocou a foto da folhas de inhame com se fosse taioba como já vi em vários outros sites, só falta você dizer agora que também não exite mandioca brava ahahaha.
    na verdade até a taioba mansa, possui veneno, come ela crua pra ver só, até ela mal cozida da pra sentir.

    Curtir

  4. Sandra

    eu tenho um pé de taioba e comemos sempre suas folhas, ponho de molho picada no vinagre e depois refogo, e estou com sua raiz aposto que é comestível , mas o Richard me deu um certo medo! conheço a folha do inhame, também uma outra extremamente parecida com taioba e que é bem venenosa, esta possui o caule avermelhado e nem sei seu nome… cresce mais lentamente .
    Apesar da folha comestível será que há perigo da raiz que tenho ser venenosa?

    Curtir

  5. ZAQUEU TEIXEIRA DE ALMEIDA TEL 27 32541635

    eu gostaria de saber como tratar uma doença que corroi a raiz da taioba e mata a planta eu gosto muito de taioba mas verifiquei uma doença que corroi a raiz e a planta vai morrendo já perdi boa parte do meu plantio

    Curtir

  6. Paulo

    Tenho um parente que estava com anemia profunda recebendo transfusão de sangue dentre outros vários medicamentos então, lhe ensinaram a fazer o pó de taioba que consiste simplesmente de ralar o tubérculo, secar ao sol e peneirar em peneira bem fina.
    Consumir uma colher das de chá misturado nas refeições, em um mês acabou a fraqueza ele ficou corado e sarou a anemia.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s