Embrapa Cerrados põe mudas à venda

A Embrapa Cerrados (Planaltina-DF) deu início, no último dia 04/10, a venda de mudas. Os preços variam de R$ 1 a R$ 7. Mudas como a do açaí, acerola, amora preta, barú e mais 126 espécies estarão à venda enquanto durar o estoque.

Entre as mudas de árvores frutíferas está a cagaita, árvore de porte médio que pode atingir de 3 a 4 m de altura, tem folhas verdes brilhantes e flores brancas e aromáticas. Se consumida em excesso, a cagaita provoca uma fermentação, estimuladora do funcionamento intestinal e causadora de uma espécie de mal-estar semelhante à embriaguez. Por outro lado, a infusão da folha e da casca da árvore tem efeito contrário, sendo muito utilizada pela medicina popular como anti- diarréico. Outra fruta laxante e pouco conhecida é a pitaya. Seu consumo pode ser da polpa do fruto ao natural, como refresco, geléias e doces e também é utilizada em medicina caseira, como tônico cardíaco. As sementes têm efeito laxante. Além do fruto, que tem efeito em gastrites, o talo e as flores são usados para problemas renais.

Existem também as mais populares como a banana-prata, o cajú, o cupuaçú, graviola, a framboesa e o pequi que pode chegar a 10 m de altura com tronco tortuoso de casca áspera e rugosa e nos meses de setembro a dezembro surgem grandes flores. A polpa de coloração amarelo intensa, rica em vitamina C, envolve um caroço duro formado por grande quantidade de pequenos espinhos. Frutifica de janeiro a abril. O fruto, do tamanho de uma pequena laranja, está maduro quando sua casca, que permanece sempre da mesma cor verdeamarelada, amolece.

Na lista de mudas à venda pelo viveiro da Embrapa Cerrados também existem plantas ornamentais, como a palmeira imperial, que pode chegar até 35 m de altura. Além de utilizada para fins ornamentais, seu palmito também é comestível.

A lista completa de todas as espécies está disponível no site http://www.cpac.embrapa.com.br. O viveiro da Embrapa Cerrados funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. A Embrapa Cerrados, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está localizada na BR020, Km18, rodovia Brasília/Fortaleza, no trecho entre Sobradinho e Planaltina.

Fonte: ABN

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Sem categoria

3 Respostas para “Embrapa Cerrados põe mudas à venda

  1. ivo giannoni

    senhores tenho uma pequena plantação de pitaya vermelha há 2 anos, ja colhi muitos frutos, porém, os gomos estão ficando amarelados, depois vem manchas cor ferrugem (1 cm) e dai os gomos apodrecem . gostaria de saber o que estta ocorrendo com eles. tenho fottos para envio. grato ivo

    Curtir

  2. Moacir Martins de Souza

    Gostaria de receber informações sobre como fazer mudas de pequi. Obrigado!

    Curtir

  3. Prezados, a Embrapa não mais realiza a venda de mudas e sementes. Contatos de viveiros particulares podem ser encontrados em http://www.webambiente.gov.br.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.