Horta feita à mão

Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC

Pouco espaço não é desculpa para desistir de um pequeno local para plantas frutíferas, temperos e plantas aromáticas em casa. Pequenos quadradinhos de 20 cm de altura no chão, vasinhos suspensos, caixas feitas de taipa e até enormes vasos para árvores, tudo vale para preservar aquele espírito de fazenda que remete à infância. “Parece que as pessoas sentem que uma das necessidades da casa é se voltar um pouco ao natural. A princípio, acreditava que os clientes que pediam isso eram cozinheiros. Mas nem sempre. Às vezes é porque acham bonito”, afirma a engenheira agrônoma e paisagista Angélica Novella, de Santo André.

As possibilidades são muitas, dependendo da criatividade dos donos da casa. Até pés de romã, laranja (do tipo kincan) e jabuticaba, combinam com varandas mais espaçosas e quintais, mesmo que não muito grandes. O desafio do pouco espaço foi proposto aos profissionais que participaram da Mostra de Paisagismo que fez parte da 9ª Fiaflora Expogarden, realizada na semana passada na capital. Todos trabalharam em espaços de 25 m2, o equivalente a um quintal pequeno. Em meio a cantos para relaxar, cuidar da beleza e desestressar, quatro espaços foram dedicados ao prazer da cozinha e dos alimentos.

O projeto da paisagista Caroline Haddad, de São Paulo, batizado de Jardim do Gourmet, foi inspirado nos antigos jardins da civilização islâmica, que eram suspensos. Por meio de quadrados de cerca de 25 cm de altura no chão, Caroline conseguiu espaço para manjericão, almeirão, orégano, cebolinha e até a florzinha amor-perfeito utilizada para decoração de pratos. “As pessoas querem cada vez mais dedicar seu tempo a coisas construtivas quando está em casa”, conta a profissional.

A paisagista Regina Lebre criou uma varanda rústica, que batizou de Prazeres da Culinária. Compondo com tijolos rústicos, fez um espaço ótimo para realizar galinhadas, paellas e outros pratos que podem muito bem ser preparados ao ar livre, tendo à mão temperos, flores comestíveis e outras plantinhas reunidas em um cercado feito em taipa.

A dupla Heloísa Farane e Maria Amália Assis projetou um espaço cercado em que se pode fazer uso de fogão à lenha. Na grade do Espaço Gourmet, vários vasinhos foram pendurados com temperos e ervas.

“Assim, enquanto se cozinha, pode-se pegar um vaso, levar para dentro, temperar a comida e devolver para o lugar, sem muitos problemas”, conta Heloisa. A dupla Simone e Viviane Martins Trevisan usou um pé de jabuticaba, uma das plantas frutíferas mais utilizadas para ambientes internos, para compor o cantinho do chá. A grande sacada é que a raiz da árvore foi acomodada dentro de um vaso gigante de madeira, tapado de maneira que sirva como mesa.

A idéia é solução para quem não dispõe de muito espaço no solo, não quer fazer quebradeira ou tem um animal de estimação que costuma cavar indiscriminadamente. Floreiras no alto, estantes, treliças com vasinhos amarrados com arame e outros artifícios podem ser usados para tirar as plantas do alcance dos bichos.

Dicas

Salsinhas, cebolinhas, manjericão, alecrim e louro custam pouco, podem ser plantadas em conjunto e crescem rapidamente.

A hortelã, embora também seja de fácil plantio, deve ficar separada das outras.

As mudinhas podem render até duas colheitas boas. Depois disso, é recomendável replantar com uma nova muda.

Para que os temperos se desenvolvam saudavelmente, é aconselhável escolher floreiras, nichos ou vasos com no mínimo 20 cm de altura.

Escolha locais iluminados e ventilados para acomodar sua horta.

Evite colocar as plantas sob o abrigo de ar condicionado e ao alcance da fumaça de cigarro. As plantas ficam mirradas e podem morrer.

Capriche na matéria orgânica para completar os vasos. Humo de minhoca, torta de mamona e outros são boas pedidas.

Em caso de árvores frutíferas, escolha vasos bem largos e faça manutenção mensal, afofando bem a terra, retirando galhos e outras sujeiras.

As árvores que mais dão frutas são a romã e a laranja kincan. A jabuticaba, embora consiga se desenvolver, produz menos frutos.

Fonte: Angélica Novella

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.