Alunos apresentam projetos sobre Meio Ambiente

O pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paulo Bassani, coordenou nesta segunda-feira, dia 23h, uma sessão oral de trabalhos sobre meio ambiente no 3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Durante a sessão, foram apresentados projetos de quatro universidades públicas na sala Calêndula do Centro de Cultura e Eventos.

O projeto mais elogiado foi da médica veterinária Luciana Honorato, aluna de mestrado em Agrossistemas na UFSC. A mestranda estuda ações para implementar a criação animal agroecológica em assentamentos da reforma agrária.

Samara Pires dos Santos, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), destacou a importância de superar a idéia de que a ecologia só importa para algumas áreas do conhecimento. Já o aluno de Agronomia da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) Paulo Martini mostrou a importância da apicultura como alternativa de desenvolvimento para famílias que moram no assentamento Serra, no município de Paranaíba, no Mato Grosso do Sul.

Doenças de plantas foi o tema discutido na sessão oral pelo aluno de Agronomia e técnico do Laboratório de Fitopatologia da UFSC (LABFITOP) Leandro Camargo Borsato. Há quatro anos, o projeto ajuda desde grandes produtores a criadores de “fundo de quintal” que tenham problemas com plantas doentes. Um dos avaliadores, o pró-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e coordenador em meio ambiente da região Sul, Vítor Hugo Manske, considerou que o projeto está muito preso ao laboratório. Para ele, a atividade não deve ser interrompida após o diagnóstico da doença das plantas, mas sim, ser ampliada a partir da identificação do problema.

O coordenador da sessão ressaltou a importância dos projetos de extensão dentro das universidades. Segundo Bassani, as atividades extensionistas vão além de ajudar pessoas, chegando a refazer o significado do ensino e das próprias universidades. Ele também frisou que todos os projetos de extensão deveriam ser preparados para a continuidade, para evitar a extinção de iniciativas tão bonitas.

Evandro Pimentel

Fonte: Universidade Aberta – UFSC

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.