Pesquisadores do Brasil discutem bases científicas para desenvolvimento sustentável

Antônio Carlos da Gama-Rodrigues defende que os sistemas agroflorestais são compatíveis com vários regimes de produção

OVI Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (CBSAF) está a decorrer em Campos até sexta-feira, dia 27. Pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de graduação ou pós-graduação do Brasil e do exterior discutirão o tema “Bases científicas para o desenvolvimento sustentável”.

Aproximadamente 300 trabalhos científicos serão apresentados nas sessões dedicadas aos temas Sócio-Economia e Política; Biologia, Ecologia e Serviços Ambientais; Manejo Cultural; Solos e Nutrição de Plantas; Modelagem e Estatística; Ensino, Extensão e Difusão de Tecnologia.

Segundo o presidente da Comissão Organizadora, Antônio Carlos da Gama-Rodrigues, os sistemas agroflorestais são compatíveis com vários regimes de produção, desde a agricultura familiar até ao grande agronegócio. Em todo o Brasil a área cultivada aproxima-se de um milhão de hectares. Gama-Rodrigues é um dos editores do livro “Sistemas agroflorestais, tendência da agricultura ecológica nos trópicos — sustento da vida e sustento de vida”, publicado em 2004.

Na Amazônia, os sistemas agroflorestais são vistos como uma das alternativas para diminuir o ritmo do desmatamento provocado pela agricultura migratória. Segundo dados do ICRAF (Internacional Council for Research in Agroforestry), cada hectare de sistema agroflorestal poderá representar a economia de cinco a dez hectares de florestas destruídas pela agricultura migratória. A compatibilidade desse sistema com a Mata Atlântica também será objeto de discussões no Congresso, a partir de conferência do pesquisador Eduardo F. C. Campello, da Embrapa CNPAB.

Fonte: Ciência Hoje – Pt

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.