IAC mostra os avanços em hortaliças

Vilma Gasques / Agência Anhangüera

O desenvolvimento de novas variedades de hortaliças e as mais novas tecnologias aplicadas à produção foram apresentadas aos produtores rurais no Agroshow Tomatec 2006, realizado no Instituto Agronômico de Campinas (IAC) na terça-feira e nesta quinta-feira.

Durante o evento, 15 produtos agroalimentares foram expostos em sua fase de desenvolvimento de planta na Fazenda Santa Elisa, do IAC, para que os agricultores pudessem visualizar a atividade agrícola como negócio.

E para mudar a visão de que a cultura de hortaliças não é rentável, de acordo com o gerente da Tomatec Agro Comercial, Natalino Miquelutti Neto, na região de Campinas, somente na cultura de tomates há cerca de 30 milhões pés cultivados, o que movimenta R$ 60 milhões por ano.

Mas não é somente esta cultura que movimenta a região. No encontro foram mostradas tecnologias e novas variedades de alface, repolho, brócolis, abóbora italiana, abóbora menina, melancia, pimentão, beterraba, rúcula, almeirão, couve-flor, acelga, pepino e melão. “Não temos como precisar quantos agricultores na região são envolvidos com estas culturas e quanto isso movimenta em negócios. Somente a Tomatec possui um cadastro com três mil clientes”, conta.

O evento foi uma parceria entre a Tomatec e o IAC, que cedeu o espaço para a realização da Agroshow. No total, 12 empresas participaram do evento, exposto novas tecnologias de irrigação, defensivos agrícolas, variedades de plantas e fertilizantes. “São empresas atuantes na cadeia produtiva do setor de hortaliças a fim de promover o encontro de profissionais do setor e diminuir as distâncias entre a pesquisa, as empresas, os atacadistas e os produtores. O contato com os atacadistas é importante para o agricultor conhecer os critérios que levam à agregação de valor do produto”, diz o pesquisador do IAC, Wilson Tivelli.

Ao todo, cerca de 600 produtores rurais passaram pelo evento e tiveram acesso às tecnologias aplicadas no campo que proporcionam melhores resultados nas culturas, garantindo melhores ganhos nos negócios. “Uma das tecnologias é a de irrigação por gotejamento. É importante mostrar que esta é uma forma de irrigação que utiliza o recurso hídrico com maior eficiência”, afirma.

Fonte: Cosmo Online

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.