Senai lançará curso inédito no Brasil

Redação, com colaboradores [22-12-2006]

O Senai Paraná vai lançar em março de 2007 um curso técnico inédito e inovador no País. Aprovado em novembro passado pela Secretaria de Estado da Educação, o curso técnico em Bioprocessos Industriais e Biotecnologia será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Centro de Tecnologia em Saneamento e Meio Ambiente (Cetsam), na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), a partir do 2.º semestre de 2007. Com dois anos de duração, será o primeiro curso voltado exclusivamente para a formação de técnicos destinados às atividades produtivas da bioindústria nacional.

De acordo com o coordenador de Alianças Estratégicas e Projetos Especiais do Senai, Amílcar Badotti Garcia, foram três os fatores que levaram a instituição a investir no desenvolvimento de um novo curso técnico nesta importante área do conhecimento. “Primeiro a vocação bioindustrial do Paraná, onde a agroindústria tem um peso bastante preponderante e há uma necessidade grande de se agregar valor às matérias-primas agrícolas como forma de gerar novos empregos e renda.

O segundo fator é a orientação estratégica do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que tem nos seus quatro eixos de atuação, dois que apontam para o desenvolvimento industrial sustentável e ao apoio constante às pequenas e médias empresas. Ações que possibilitem potencializar o crescimento e o desenvolvimento da bioindústria parananense estão diretamente vinculados à criação de novas empresas e negócios, nas quais novas tecnologias possuem papel irradiador em todos os demais setores produtivos.

E o terceiro fator é que essas informações foram confirmadas pelo estudo Setores Portadores do Futuro, que foi um levantamento conduzido pelo Senai, através do Observatório, e que apontou a biotecnologia como uma das vocações industriais do Paraná nas próximas décadas”, justificou Garcia.

Para o professor Carlos Ricardo Soccol, coordenador do curso de Mestrado e Doutorado em Processos Biotecnológicos Industriais da UFPR e responsável pela elaboração da grade curricular do curso técnico do Senai, o desenvolvimento tecnológico no Brasil caminhará sem dúvida alguma para um melhor aproveitamento das matérias-primas e recursos naturais do País.

“Os bioprocessos industrias são tecnologias que permitem tranformar o carbono orgânico acumulado nas plantas e/ou produtos agrícolas, em dezenas ou mesmo centenas de biomoléculas destinadas aos mais diversos segmentos produtivos, tais como indústrias de alimentos, química fina, farmacêutica, veterinária, agricultura, meio ambiente, cosmetologia, bioenergia, entre outras”, considerou o professor.

Segundo ele, o técnico formado no curso em Bioprocessos Industriais e Biotecnologia estará preparado para atuar em qualquer planta bioindustrial. “Ou seja, ele poderá trabalhar em fábricas de vinagre, cervejas, iogurtes, vacinas, inoculantes, bioinseticidas, hormônios, enzimas, biocombustíveis (destilarias de álcool e Biodiesel), ou mesmo bio-fábricas de órgãos produzidos pelo cultivo de células tronco (daqui a alguns anos), entre outras. Ele estará preparado para atuar em todos os segmentos, desde o controle da matéria-prima, o processamento e o controle do produto acabado”, explicou o Professor Soccol.

O coordenador de Alianças Estratégicas e Projetos Especiais do Senai confirma que há demanda na indústria paranaense por profissionais com esse perfil. “Tem uma demanda bastante grande por um perfil técnico em bioprocessos industriais, confirmada nas visitas que promovemos em diversas indústrias do Paraná”, afirmou Garcia. O curso técnico será desenvolvido no Senai CIC/Cetsam, onde estão sendo montados os laboratórios que irão apoiar as ações didáticas do novo curso técnico em Bioprocessos Industriais e Biotecnologia.

Fonte: Paranashop

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.