Amendoim: a novidade do Juruá

Sandra Assunção

Além da farinha de mandioca, mais de dez variedades de feijão, o cultivo do amendoim da espécie cavalo, pode ser uma boa alternativa econômica para os produtores da região do Juruá. Em Mâncio Lima, uma parceria entre Sebrae, prefeitura e agricultores deve resultar em mais de cinco toneladas de amendoim ainda este ano. As sementes foram doadas pelo Sebrae aos agricultores que já plantaram e a prefeitura, fez uma sementeira, garantindo a expansão da cultura.

Consultores do Sebrae acompanham todos os passos do projeto, desde o estudo do solo até a capacitação dos agricultores no sistema de produção até o plantio feito agora. De acordo com a engenheira agrônoma, Denize Temporim, o solo arenoso de Mâncio Lima e a grande quantidade de chuvas que cai na região, favorecem o cultivo do amendoim, uma leguminosa bem rústica, que também tem grande poder de recuperação de solos degradados. “O período ideal para o plantio seria em outubro com colheita em abril, mas acreditamos que o plantio feito agora também vai dar certo”, esclarece Temporim.

Do Vale do Acre para o Vale do Juruá

O amendoim que é bastante cultivado em senador Guiomard , próximo á rio branco, foi trazido para cruzeiro do sul durante a Expoacre Juruá 2006 pelo Sebrae, que quer tornar o cultivo da leguminosa, mais uma oportunidade de geração de emprego e renda. A média de produção do amendoim é de uma tonelada e meia por hectare, com cerca de 30 por cento de perda. Com casca o preço quilo do amendoim alcança R$ 3,00. Cada agricultores pode lucrar até R$ 8.500 por hectare com o amendoim depois de torrado.

SEBRAE: expandindo culturas

Anualmente durante a Expoacre em Rio Branco , a farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul é destaque. O produto é preparado no local e muita gente que não conhece a fabricação acompanha a farinhada ali mesmo. E muitos negócios são feitos entre os próprios agricultores e compradores de Rio Branco, Rondônia, Amazonas e outros estados.

Durante a Expoacre Juruá 2006, realizada em Cruzeiro do sul em agosto do ano passado, o amendoim de Senador Guiomard é que foi trazido para o Juruá, despertando o interesse de agricultores e da prefeitura de Mâncio Lima. De acordo com o gerente de Agro negócios do Sebrae, Cléber Pereira Campos Júnior, fazer intercâmbio destas culturas é garantir a possibilidade de geração de emprego e renda em diferentes regiões.

“A expectativa é de que este ano na Expoacre Juruá o amendoim produzido em Mâncio Lima seja exposto na feira. A partir daí, supermercados, lojas e indústria de alimentos podem ter adquirir o amendoim do Juruá”, explica Cléber Campos.

Fonte: Página 20

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.