Fruteiras da Amazônia são abordadas pelo programa

A propagação de espécies frutíferas nativas e exóticas é uma linha de trabalho que a Embrapa Amazônia Oriental (Belém -PA) desenvolve há mais de 20 anos. Neste mês, o assunto está sendo abordado durante o ‘Prosa Rural’, programa de rádio da empresa. Das frutas nativas da Amazônia, a pesquisa já estabeleceu técnicas eficientes para a propagação do açaizeiro, abieiro, cupuaçuzeiro, murucizeiro, taperebazeiro, pequiazeiro, castanheira-do-brasil e pupunheira, entre outras.

Das exóticas, ou seja, introduzidas de outros países, destacam-se o abricoteiro, a gravioleira, o jambeiro, o mangostãozeiro e o rambotãzeiro.

Ao contrário das plantas propagadas por sementes -técnica normalmente utilizada pelos agricultores da região- a propagação assexuada, ou seja por pedaços da planta-mãe que se deseja propagar, proporciona a obtenção de plantas mais homogêneas e frutos com melhor qualidade.

Além disso, reduz em 40% o tempo de início da produção e gera plantas com menor porte, o que facilita a colheita.

Os principais métodos de propagação assexuada são: a estaquia e a enxertia. O primeiro consiste na retirada de pequenos ramos (ou estacas) das árvores, os quais são colocados em propagador para que ocorra a regeneração de raízes e de ramos. Daí surgem as novas plantas.

A enxertia é um método de propagação mundialmente consagrado na produção de mudas de espécies frutíferas. É a união de uma gema ou de um fragmento de ramo de uma planta adulta com uma planta jovem. A planta enxertada passa a se constituir numa única e nova planta.

O sucesso da enxertia depende de uma série de fatores, como a compatibilidade entre o porta-enxerto e o enxerto, a época do ano e as condições ambientais.

A Embrapa Amazônia Oriental realiza atividades de Pesquisa & Desenvolvimento e leva tecnologia ao campo. Através de sua área de negócios tecnológicos, presta serviços e consultorias aos diversos segmentos do agronegócio do Estado do Pará. O ‘Prosa Rural’ tem duração de 15 minutos, com veiculação semanal. É destinado a jovens e pequenos produtores familiares do Semi-Árido Nordestino, Vale do Jequitinhonha e regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

Traz abordagens dos Centros de Pesquisa da Embrapa e Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária. O ‘Prosa Rural’ é distribuído gratuitamente para rádios comerciais e comunitárias.

No endereço eletrônico www.sct.embrapa.br/radio/index.htm, é possível ter acesso à programação completa de 2007 e ouvir os programas já veiculados.

Fonte: Jornal do Commercio

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.