Plantas e Usos Tradicionais da Ilha da Madeira

Foi apresentado ontem, no Parque Natural da Madeira, um livro de Etnobotânica intitulado “Plantas e Usos Tradicionais nas Memórias de Hoje – Freguesia da Ilha”.

Trata-se de uma compilação de informações recolhidas na freguesia da Ilha (concelho de Santana), através de inquéritos à população local, sobre os usos e costumes na utilização de diversas plantas.

Esta publicação, referiu ontem Graça Mateus, engenheira do Parque Natural da Madeira, é um registo de um saber tradicional da população da Ilha, que deverá ser perpé-tuado.

Setenta e sete plantas, tais como o limoeiro, a macela, o funcho, o loureiro, a erva cidreira ou a perpétua branca, são dadas a conhecer neste livro.

Um projecto que o Parque Natural da Madeira pretende estender a outras freguesias da Região, anunciou Graça Mateus.
Também presente na apresentação do livro, o director regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Bernardo Araújo, realçou a importância do levantamento feito à população da freguesia da Ilha, salientando que «esta obra agrega várias valências», conjugando «as vivências tradicionais de uma população com aspectos sócio-científicos».

«O grande mérito deste livro é ser um pequeno grande livro que permite de uma forma muito rápida, eficaz e agradável ter acesso a uma informação técnica e ao mesmo tempo a uma informação sobre o uso das plantas, na medicina popular ou na culinária», acrescentou.
Para além da Casa do Povo da Ilha e do Parque Natural da Madeira, este projecto contou com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, a Direcção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Universidade da Madeira, através do seu Departamento de Biologia, e da Associação de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira.

Fonte: Jornal da Madeira

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.