Fundo da ONU apóia produção de plantas medicinais em SC

Geral – 19/03 – 00h04min

Brasília – O Programa Plantas Medicinais do Mercosul (PlamSur). ligado às Nações Unidas, já contratou dez projetos da região Sul do Brasil para a produção de plantas medicinais. De acordo com a coordenadora regional do PlamSur, Fátima Brandalise, os projetos já estão recebendo recursos para iniciar atividades de produção. “Estão sendo discutidas todas as coisas que possam favorecer o desenvolvimento da cadeia produtiva das plantas medicinais”, diz ela.

A Associação Estadual de Cooperação Agrícola é um dos projetos contratados do programa. A entidade reúne assentados da reforma agrária de Santa Catarina e mantém projetos pilotos com plantas medicinais. Por enquanto, o PlamSur está restrito ao Sul do Brasil, como piloto.

Brandalise diz que houve aumento no uso de plantas medicinais no país, nos últimos anos. Ela cita como exemplo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, do Ministério da Saúde. “Todos os municípios deverão disponibilizar para os usuários do Sistema Único de Saúde, é um mercado que está se expandindo no Brasil”, diz.

O comitê brasileiro do PlamSur discutiu na última quinta-feira (15) o desenvolvimento do programa e o acompanhamento dos projetos que já foram contratados. De acordo com Maria da Conceição, as experiências do Brasil e de outros países vão ajudar a consolidar a o programa de plantas medicinais no país.

O Plamsur é um programa do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), organismo que integra o sistema ONU. Seu objetivo é melhorar a renda dos agricultores familiares por meio da diversificação da produção com cultivo de plantas medicinais e sua inserção em cadeias de produção de fitoterápicos, formando redes de troca de experiências para promover a articulação entre os diversos atores da cadeia produtiva.

(Luziane Ximenes – Agência Brasil)

Fonte: Rádio Criciúma

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.