Programa quer recuperar vegetação nativa e evitar o aquecimento global

15h41 26/03/2007

A recuperação e ampliação da vegetação nativa (mata atlântica) em áreas urbanas e de preservação no município de João Pessoa, bem como a conscientização e o engajamento de toda a sociedade no reflorestamento e no combate ao aquecimento global são os principais objetivos do programa ‘João Pessoa Verde para o Mundo’, que teve início na manhã desta segunda-feira (26), na Praça Félix Cahino, no bairro Valentina Figueiredo. Na ocasião, o prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB), juntamente com secretários municipais e sociedade em geral plantaram 11 mudas de ipês roxo e amarelo, angico e pau-formiga nos canteiros do logradouro.

O prefeito enfatizou em seu discurso que o Governo Municipal está engajado em políticas públicas permanentes de preservação ambiental. “Não estamos apenas plantando mudas de plantas, mas sim construindo políticas públicas para a recuperação da vegetação nativa (porque as plantas nativas são reconhecidas e melhor cultivadas em nosso solo) para que possamos assim fazer nossa parte no combate ao aquecimento global e ter uma melhor qualidade de vida em nossa cidade”, disse Ricardo Coutinho.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente (Seman), Antônio Augusto de Almeida, a participação e o comprometimento da sociedade é indispensável, pois preservar um meio ambiente ecologicamente equilibrado é dever do poder público, bem como de cada cidadão. Ele lembrou que numa recente pesquisa foi constatado na contagem que o município de João Pessoa possui 120 mil árvores plantadas em áreas urbanas, o que segundo ele é muito pouco.

Meta – “A meta desse programa é plantar 15 mil mudas só este ano em praças, parques, jardins, avenidas, canteiros, ruas e áreas de preservação permanente. Precisamos que as pessoas adotem árvores, combatam o vandalismo que arranca as mudas já plantadas. Só plantando e preservando árvores poderemos frear o processo de degradação que aumentou na última década na Capital”, explicou o secretário.

Já o secretário do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Ivan Burity, disse que um dos aspectos mais importantes desse programa é a conscientização da população para o resgate e ampliação das áreas verdes na cidade. “Estamos saindo de um discurso teórico para ações práticas. O verde era uma bandeira abstrata, mas agora está sendo discutido e praticado em todo o mundo, como forma de salvar o planeta. Queremos que o jovem descubra a importância e a riqueza da Mata Atlântica, com o cultivo de nossas plantas nativas”, afirmou Burity.

Conscientização – Já Thereza Pessoa de Souza, moradora do Valentina Figueiredo há 21 anos, resolveu adotar uma árvore, pois acredita que cada um fazendo sua parte, o planeta tem chance de melhorar. “Já tenho até o local para plantá-la, em frente à minha casa. Tinha uma árvore lá, mas morreu e o buraco ainda existe, esperando a chegada de outra”, disse a moradora.

O diretor da Divisão de Botânica da Seman, Anderson Fontes, explicou que qualquer pessoa pode adotar uma árvore, basta fazer a solicitação pelos telefones 3218-9203 e 0800 281-9208. Em seguida, um técnico irá ao local indicado e fará um estudo no solo, se existe fiação, qual o recuo etc., para determinar qual a melhor planta em termos de espécie e tamanho para aquele local, realizar o plantio e colocar a grade de proteção da planta.

Programa – O ‘João Pessoa Verde para o Mundo’ faz parte da Semana da Árvore, que no Nordeste é comemorada junto com o início da temporada de chuvas na região. O trabalho está sendo feito conjuntamente pelas secretarias executivas de Meio Ambiente (Semam) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), entre outras. Esse programa prevê o plantio de 15 mil mudas em 90 dias, sendo encerradas as atividades no dia 16 de junho próximo.

Nesta terça-feira (27), o trabalho continua no Parque das Três Lagoas, Oitizeiro. Na quarta-feira (28) é a vez da Praça da Cultura de Mandacaru. Na quinta-feira (29), a ação continua nas áreas degradadas do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). Na sexta-feira (30), será realizado o plantio na Avenida Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra).

Fonte: Prefeitura Municipal de Koão Pessoa

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.