UE manda remover do mercado cinco variedades transgênicas

Bruxelas, 20 – Os países membros da União Européia concordaram hoje em remover do mercado cinco produtos transgênicos dos 27 países do bloco, informou a Comissão Européia. Serão removidas três variedades de canola produzidas pela Bayer AG (BAY.XE), uma variedade de milho da Syngenta AG (SYNN.VX) e uma variedade de milho da Monsanto Co. (MON).

“Para as cinco lavouras transgênicas afetadas pela decisão de hoje, nenhuma aplicação para renovação é esperada”, disse a comissão em um comunicado, acrescentando que esses produtos “não estão mais sendo usados, e as empresas não tem mais nenhum interesse neles.” A primeira vez que a comissão pediu a remoção dos produtos do mercado do bloco europeu foi em 2004.

Sob as novas regulações da UE para produtos transgênicos, essas variedades terão de ser novamente avaliadas e submetidas à nova aprovação até o dia 18 de abril, para que seus produtores possam continuar comercializando-as para o bloco após esta data.

A Bayer informou, através da sua porta-voz Annette Josten, estar surpresa com a decisão da UE, já que a companhia não produz ou comercializa as variedades vetadas hoje há muitos anos e, por isso, não submeterá o produto a nova aprovação do bloco europeu. Os representantes da Monsanto e da Syngenta não estavam disponíveis para comentar a decisão da comissão. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Estadão

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Transgênicos

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.