Arvorismo – um esporte radicalmente ecológico

Uma construção no mínimo estranha chama a atenção especial dos visitantes da Expoacre 2007. São enormes troncos de madeira verticalizados ligados uns aos outros por cordas e cabos de aço a mais de cinco metros de altura, como se o visitante caminhasse por entre as árvores da floresta.

Trata-se de uma pista de Arvorismo, um esporte pouco conhecido dos acreanos, mas que em breve poderá ser um dos grandes atrativos do Seringal Cachoeira localizado no município de Xapuri, segundo o secretario de turismo, esporte e lazer, Cassiano Marques.

Os visitantes também podem fazer em alguns minutos, um passeio pelos principais atrativos das três rotas turísticas contempladas pelo projeto de desenvolvimento das rotas turísticas do Vale do Acre, já imaginou? Para que isso fosse possível, a Secretaria de Turismo em parceria com o Sebrae construiu uma replica desses lugares dentro de um espaço privilegiado no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, a trilha levará visitantes pelos principais atrativos dos Caminhos da Revolução, Chico Mendes e do Pacífico.

Sobre o arvorismo

Arvorismo é a travessia entre plataformas montadas no alto das copas das árvores, onde os praticantes percorrem um percurso suspenso, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e outras atividades que podem ser criadas. Além de árvores, postes também podem servir de base para a prática do esporte.

Para praticar o arvorismo, não é necessário ser atleta, precisa apenas muita disposição e coragem para superar os desafios, ter idade acima de 7 anos e medir mais de 1,40. Com a supervisão de monitores treinados e o kit arvorismo (cadeirinha, cabo de segurança, mosquetão, polia e capacete), os aventureiros estimulam a capacidade individual, exercitando o corpo e a mente, desenvolvendo o equilíbrio interior e aliviando o stress diário através da adrenalina.

Hoje existem mais de 200 percursos na Europa e em outros países como Brasil, Costa Rica e Nova Zelândia. No Brasil o primeiro percurso com estrutura fixa montada foi em Brotas, interior de São Paulo, criado em 2001 e que serviu de inspiração para construção em outras regiões: Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Na chapada dos Veadeiros, o primeiro e único percurso construído encontra-se no Portal da Chapada. É um circuito com oito atividades, a 12m de altura, terminando com uma grande tiroleza. O Arvorismo do Portal da Chapada é uma atividade bastante segura, podendo ser praticado por pessoas de todas as faixas etárias a partir de 10 anos de idade

Tipos de arvorismo

Contemplativo

Nascido na Costa Rica nos anos 80, esse percurso tem como principal objetivo a observação da natureza. O praticante caminha por passarelas protegidas por redes, que estão suspensas entre as árvores.

Acrobático

Neste tipo de percurso os praticantes precisam de um pouco mais de equilíbrio, coordenação e ousadia. Sempre presos a um cabo de segurança e utilizando equipamentos adequados, os praticantes caminham sobre cabos, se penduram em redes e deslizam em tirolesas. Essa atividade nasceu na França no fim dos anos 90.

VOCÊ SABIA QUE …

A versão mais correta sobre o surgimento do Arvorismo ou Arborismo diz que a atividade surgiu nos anos 80 na Costa Rica, onde biólogos e naturalistas pesquisavam a fauna e a flora de cima das árvores e, para evitar subidas e descidas constantes, criaram um sistema de passarelas de uma árvore para a outra.

No Brasil, o arvorismo chegou em 2001 através da implantação da primeira pista na cidade de Brotas/ SP.

Arvorismo ou Arborismo? Não importa a forma que você expresse. O Importante é que você saiba o que representa. Algumas tórias dão conta de que cada palavra tem sua raiz vinculada ao tipo de estruturas. Por exemplo: Arvorismo vem de ARVORAR, algo elevado. Sendo assim, não necessariamente as estruturas estão em árvores, mas sim em qualquer forma de estruturas, podendo ser naturais ou não. Já a palavra Arborismo vem de ARBÓREA, ou seja, as estruturas são fixadas em espécies arbóreas, no caso, árvores.

Fonte: [ Página 20 ]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Árvores

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.