Ozono (Ozônio) impede produtividade das plantas

Um estudo publicado na revista Nature concluiu que o impacto do ozono nas alterações climáticas é superior ao que fora antes previsto pelos cientistas. Segundo os especialistas da Universidade de Exeter no Reino Unido, o excesso de ozono ao nível da solo danifica as plantas, reduzindo a sua capacidade de absorver dióxido de carbono (CO2) da atmosfera.

A presença de ozono no solo deve-se a uma reacção entre a luz do sol e gases nocivos, produzidos pelo homem, como metano e monóxido de carbono. O ozono entra nas plantas por poros que se encontram nas folhas, os estomas, interferindo nas reacções que possibilitam a fotossíntese. Sem capacidade de produzir os nutrientes de que lhes são vitais através da captação de CO2, as plantas enfraquecem e não reciclam o ar respirável da nossa atmosfera.

“Parece que temos andado a olhar para o lugar errando no que toca ao impacto do ozono”, adverte Peter Cox, um dos autores do estudo. Isto porque os cientistas já sabiam que o excesso de ozono na atmosfera impedia que gases e calor saíssem da Terra, contribuindo para o efeito de estufa. O que não sabiam era que a interacção do ozono com as plantas podia contribuir de forma mais determinante para as alterações climática e para a poluição mundial.

Os investigadores elaboraram ainda um modelo computacional que lhes permite estimar o impacto do ozono na absorção de carbono entre 1900 e 2100. Na pior das perspectivas, o ozono terá reduzido a produtividade das plantas em 23%. Na melhor das hipótese, tê-la-á reduzido em 14%. |

Fonte: [ DN Online ]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.