Empresa alemã usa planta de Cabo Verde para produzir biocombustível

Bayer pesquisa o pinhão-manso como biocombustível

Praia, Cabo Verde (PANA) – A empresa alemã Bayer Crop Scienc vai financiar um projecto, no valor de 150 mil euros, para o cultivo na ilha cabo-verdiana do Fogo de plantas de purgueira que serão usadas no fabrico de biocombustível na Alemanha, soube a PANA na Praia de fonte oficial.

Fonte da Delegação do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos (MADRM) no Fogo disse que o projecto prevê a plantação de 36 mil e 600 plantas de purgueira, numa área de aproximadamente 130 hectares.

Dois especialistas duma universidade alemã estiveram recentemente naquela ilha, no quadro de um protocolo que visa a aquisição de oito toneladas de sementes de purgueira que serão enviadas à Alemanha onde serão realizados os testes para a transformação do óleo desta planta em biocombustível.

A purgueira, cujo nome científico é Jatropha curcas, é um arbusto de pequeno porte cujas características favorecem a sua naturalização em solos áridos e pobres.

Introduzida em Cabo Verde pelos Portugueses no século XVIII, a semente da purgueira foi, durante séculos, um produto importante de exportação do arquipélago para o fabrico de óleo usado na iluminação e de sabão.

Segundo peritos, a semente de purgueira, ao contrário das outras oleaginosas utilizadas na produção de biocombustível, não é alimentar, e por isso não se coloca o dilema entre a sua rentabilização e a produção de alimentos, visto que a planta pode ser cultivada em solos pobres e áridos e que não estão aptos para culturas alimentares.

Especialistas cabo-verdianos na matéria defendem que o uso de biocombustível a partir do óleo de purgueira, também conhecido por pinhão manso, é a opção mais viável para Cabo Verde reduzir a sua dependência energética.

A Índia é a principal investigadora e produtora de purgueira.

Fonte: [ PanaPress ]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Biocombustíveis

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.