Prefeitura realizou Roda de Estudo de Plantas em Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do CPIC (Centro de Práticas Integrativas e Complementares), realizou na última segunda-feira (27) o 23º encontro da Rep (Roda de Estudo de Plantas).

[img:rodaestudoplanta300409.jpg,full,vazio]  [img:rodaestudoplanta300409_2.jpg,full,vazio]

O encontro acontece toda 4ª segunda-feira do mês e traz como tema o estudo de uma planta diferente a cada reunião. Na última reunião a planta da vez foi a Calêndula.

[img:rodaestudoplanta300409_3.jpg,full,alinhar_esq_caixa]Nas reuniões são discutidos os benefícios medicinais que a planta estudada contêm. Além do encontro, que aconteceu na Secretaria de Educação, alguns bairros recebem a Rep nos Postos de Saúde. Os bairros em que a Rep acontece são: Jardim Imperial, Araretama, Bela Vista e Campinas. Cada bairro tem um dia diferente em que ocorre o encontro, nos bairros a Rep acontece através de representantes dos postos de Saúde que vão até o encontro e levam o conteúdo discutido para os moradores de seu bairro.

No bairro Jardim Imperial a Rep acontece toda segunda-feira seguinte ao encontro feito pelo CPIC; no bairro Bela Vista os moradores podem participar da Rep toda 1ª quarta-feira do mês; no bairro das Campinas toda 3ª quarta-feira do mês, e no Araretama toda 3ª sexta-feira do mês.

“A Rep vem crescendo muito durante os anos em que ela acontece, podemos ver isso com a grande participação da população e com o sucesso do projeto nos bairros onde as reuniões são oferecidas nos postos de saúde”, declarou Iracélis Fátima de Moraes, coordenadora do CPIC.

Uma das evidências do sucesso da Rep é o interesse de outras prefeituras no projeto. A Prefeitura de Jacareí já faz algumas reuniões sobre plantas em postos de saúde da cidade. “A Secretaria de Meio Ambiente de Jacareí está sempre participando das reuniões, pois temos muito interesse em levar o projeto para a cidade”, afirmou Rosemeire Aparecida Sarto, monitora ambiental.

A Associação de Plantas Nova Essência é uma parceria importante para que a Rep aconteça, ela faz a divulgação do projeto e o intercâmbio do conhecimento popular com o conhecimento cientifico sobre as plantas. “Além do trabalho de divulgação e do intercâmbio, a associação de plantas também ajuda na conscientização do cultivo e uso das plantas estudadas”, afirmou Neide Durand, presidente da Associação de Plantas Nova Essência.

No próximo encontro da Rep será discutido os beneficio da babosa. Interessados em participar devem comparecer ao auditório da Secretaria de Educação.

Para mais informações ligue para 3642-2420 ou acesse www.pindamonhangaba.sp.gov.br.

Fonte: [ PulgadosNews.com.br ]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cultivo, Flores, Meio Ambiente, Plantas Medicinais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s