Uso regular de maconha pode aumentar risco de surgimento de psicoses

Pesquisa alemã mostra que uso moderado e regular pode ser perigoso.
Perigo aumenta de acordo com tempo e dose de utilização.

[img:0__20531604_EX_00.jpg,resized,centralizado]

A discussão sobre a maconha é repleta de argumentos a favor e contra a droga. O problema maior reside na disparidade entre as pesquisas, que nem sempre seguem o rigor científico. A ligação entre o uso de maconha e o aparecimento posterior de quadros de psicoses já foi indicada por vários trabalhos científicos, porém o papel da droga nesse contexto ainda não havia sido esclarecido.

Pesquisadores alemães realizaram um trabalho buscando avaliar se o uso regular da droga aumentaria a ocorrência de quadros de psicose em indivíduos normais ou com predisposição para a doença. Um grupo de mais de dois mil adolescentes foi avaliado por psicólogos treinados, no inicio da pesquisa e após quatro anos. As entrevistas buscavam determinar se existiam sinais de psicose ou mesmo de predisposição para seu aparecimento.

Os resultados após quatro anos de estudo mostraram que o uso moderado de maconha por jovens aumenta o risco de psicoses no futuro. Esse risco aumenta seguindo a quantidade e freqüência de utilização. Os indivíduos que têm predisposição para psicoses sofrem um risco muito maior de desenvolver a doença, quando expostos ao uso de maconha. Por outro lado, a predisposição à psicose não aumenta a taxa de utilização de maconha pelos jovens.

Esses resultados devem ficar como alerta para aqueles que acreditam que a maconha é uma droga inócua e sem riscos para a saúde dos indivíduos que a consomem.

Luis Fernando Correia é médico e apresentador do “Saúde em Foco”, da CBN.

Fonte: [ G1 ]

>>>

Nota do editor: gostaria de saber de algum psicólogo se existem tipos e tipos de psicose. Existem?

Por exemplo: psicose desenvolvida pelo medo de tomar tapas na cara de um policial achacador. É uma doença que pode ser desenvolvida? Pode ser desenvolvida dessa forma?

Ou desenvolver alguma psicose por ter vergonha de estar numa reunião em família, com todos comentando que “aquele ali” fuma maconha. Vergonha de ser discriminado pode desenvolver alguma psicose?

Fui pesquisar…:


1. O que é psicose aguda?

A psicose é uma disfunção da capacidade de pensamento e processamento de informações. Há uma incapacidade de ser coerente em perceber, reter, processar, relembrar ou agir sobre informações de uma maneira consensualmente validada. Há uma diminuição da habilidade de mobilizar, deslocar, manter ou dirigir a atenção de acordo com a própria vontade. Uma das características principais do estado psicótico é a falha em quantificar e classificar a prioridade dos estímulos. A capacidade de agir sobre a realidade é imprevisível e diminuída, porque o paciente é incapaz de distinguir os estímulos externos os internos.

2. Defina psicose orgânica e psicose funcional.

A psicose orgânica refere-se a uma condição reversível ou não de disfunção mental, que pode ser identificada como um distúrbio da anatomia, fisiologia ou bioquímica do cérebro. A psicose funcional refere-se a uma condição de disfunção mental, identificada como esquizofrenia, uma doença afetiva maior, ou outros distúrbios mentais com características psicóticas.

3. Quais são os tipos de psicoses?

A classificação das psicoses é encontrada no DSM IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), e é, apropriadamente, dividida nas variedades funcional e orgânica. A maioria das psicoses agudas de causa orgânica resulta de demência, síndromes de retirada e intoxicações. A esquizofrenia e as doenças afetivas são as principais categorias de psicoses agudas funcionais.

Fonte: Psiquiatria Geral

Basicamente, o que eu quero saber é: a maconha é a única responsável, ou a proibição e/ou a discriminação feita pela sociedade é que é a responsável pela atribuída psicose ? Com a palavra, os especialistas…

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Cannabis

Uma resposta para “Uso regular de maconha pode aumentar risco de surgimento de psicoses

  1. Um pouco mais de pesquisa…

    http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=173&sec=54

    Temos que prestar atenção a uma atribuída característica do uso da Cannabis sativa: a alteração do encadeamento lógico-retilíneo de idéias.

    A abstração e o encadeamento distribuído de idéias, pode levar o indivíduo ao pensamento mais abrangente, que considera diversas variáveis de uma vez só, para que aquela que mais lhe seja eticamente e/ou moralmente justa, ou de acordo com padrões de uma justiça, particular ou comum, que caiba em sua própria visão de mundo correto, digno e verdadeiro, seja a escolhida.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s