Livro identifica mais de 2 mil plantas raras do Brasil

O livro Plantas Raras do Brasil, que será lançado nesta quinta-feira, identifica 2.291 espécies de plantas que são encontradas exclusivamente no território nacional.

[img:090701162139_calliandra_hygrophila_e.r.jpg,resized,centralizado]

O trabalho, fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e a ONG Conservação Internacional, é resultado de dois anos de pesquisas que reuniram 175 cientistas de 55 instituições brasileiras e internacionais.

Nas pesquisas, os cientistas também identificaram 752 áreas de relevância biológica para a conservação da flora brasileira e verificaram que 50% dessas áreas estão degradadas.

Segundo os organizadores da obra, a publicação poderá reacender uma polêmica entre cientistas e o Ministério do Meio Ambiente.

Em uma lista divulgada em setembro do ano passado, o ministério relacionou 472 espécies da flora ameaçadas. No entanto, um consórcio formado por cerca de 300 cientistas afirma que há no Brasil 1.472 espécies ameaçadas.

O professor Alessandro Rapini, da UEFS, um dos organizadores da obra, diz que a situação da flora brasileira pode ser “mais grave” do que os números oficiais apontam.

De acordo com Rapini, o que mais preocupa os cientistas no momento são espécies raras que ainda não foram detectadas. “Correm o risco de desaparecer antes mesmo de serem descritas”, afirma.

Os organizadores da publicação estimam que o Brasil detenha 15% de toda a flora mundial.

As espécies raras não estão distribuídas de forma homogênea. Os Estados campeões em número de espécies raras são Minas Gerais, com 550, e Bahia, com 484, afirmam os pesquisadores.

O lançamento do livro ocorre durante o 60º Congresso Nacional de Botânica, em Feira de Santana, na Bahia.

Fonte: [ BBC Brasil ]

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Meio Ambiente

Uma resposta para “Livro identifica mais de 2 mil plantas raras do Brasil

  1. Olá, boa tarde!
    Gostaria de saber se vocês poderiam identificar uma planta que ganhei a algum tempo atrás. Só conheço a minha. já procurei em todos os sites que conheço e não encontrei. A flor aberta. as folhas parecem de lirio que caem e nasce a flor.
    Para isto que isto pudesse ser feito pediria o e-mail para poder uma foto dela. Se puder me fazer este favor eu ficaria imensamente grata.
    Abraços,
    Sônia

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.