Você já ouviu falar da batata yacon?

[img:yacon2.jpg,full,alinhar_esq_caixa]Esta batata tem origem na região dos Andes e vem fazendo sucesso entre os diabéticos.

No Brasil é cultivada pelos japoneses. O alimento tende, segundo seus usuários, a reduzir os níveis glicêmicos.

Parecida com a batata-doce, ela é porosa e tem o sabor que lembra o da pêra. Não é consumida cozida ou frita, mas em forma de salada ou como fruta.

Para consumir é só lavar, descascar e comer crua. Pode-se ainda misturar os pedaços com água e bater no liquidificador. Assim faz um suco nutritivo e pouco calórico.

Trata-se de uma raiz tuberosa que tem sido considerada em alguns países como alimento funcional em decorrência de seu conteúdo de fibras alimentares solúveis e prebióticos -assim como a sua baixa digestibilidade pelas enzimas do trato gastrointestinal humano, razão pela qual promove o estímulo seletivo do crescimento e atividade de bactérias intestinais promotoras da saúde.

Nessa batata, o conteúdo de proteínas e lipídios é baixo e o mineral mais abundante é o potássio (230mg/100g de yacon). O conteúdo do carboidrato inulina (um adoçante natural de baixa caloria) nessa batata é grande, conferindo à mesma um sabor de pera ou melão.

A inulina é tida como um açúcar do bem que tem ajudado no tratamento de diabéticos. Segundo reportagem apresentada pela TV, médicos têm receitado a yacon para os pacientes com colesterol alto e prisão de ventre, pois a batata, no estômago, absorve água e aumenta de volume.

Com isso ela contribui para apressar a sensação de saciedade. Usando a batata na dieta, as pessoas não vão comer tanto. Para surtir os efeitos esperados, a batata yacon deve ser incluída como um componente regular da dieta, cerca de 100 gramas por dia, sempre com orientação médica.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SDB), o uso da yacon é um mito que vem obtendo fundamento. A SBD afirma em seu site que os estudos, apesar de ainda serem preliminares, estão demonstrando resultados interessantes.

“A batata yacon possibilitaria a pessoa com diabetes um aporte calórico maior de carboidratos, sem colocar em risco o controle metabólico. Além disso, há alguns anos a imprensa vem ressaltando sua capacidade de diminuir os níveis de açúcar no sangue. Suspeita-se que esse alimento apresenta teor de frutose em 60% de sua composição. Isso poderia auxiliar a diminuição da glicose, embora ainda não se saiba como.”

Fonte: [ A Tarde Online ]

>>>

A inulina e a oligofrutose, denominadas frutooligossacarídeos (FOS), são os ingredientes prebióticos mais estudados, tanto in vitro como in vivo. São encontrados naturalmente no alho, cebola, aspargos, trigo, e raiz de chicória.

Após ser ingerida, a inulina alcança o colón, onde é fermentada pela microflora. Esta fermentação gera gases e ácidos graxos voláteis, que por sua vez, são utilizados pelas células. Seus resíduos, são então, excretados através da biomassa bacteriana.

Como não aumenta a glicemia no sangue, a mesma pode ser uma alternativa para indivíduos com diabetes.

Por também ser considerada fibra solúvel, a inulina reduz a liberação de glicose após as refeições, e pode ainda, diminuir a concentração de ácidos graxos e colesterol no sangue.

Mais informações: [ Folder sobre Yacon ]

>>>

As folhas do yacon são usadas tradicionalmente pela população andina no tratamento do quadro de hiperglicemia do diabetes mellitus, no tratamento de doenças do rim e no rejuvenescimento da pele.

Estudos científicos demonstraram que o chá das folhas do yacon diminuem os níveis de glicose do sangue tanto em ratos normais, quanto em ratos diabéticos. Após 30 dias da administração do chá, os ratos diabéticos apresentaram uma melhora significativa nos parâmetros corporais e renais. Os níveis de glicose sangüínea diminuíram e os níveis de insulina aumentaram. Outros estudos sugerem que o chá das folhas do yacon inibem a produção de glicose no fígado (glicogênese) e também a quebra do glicogênio em glicose (glicogenólise).

Nas folhas do yacon foram encontrados os ácidos clorogênico, cafeico e dicafeoilquinínico e vários compostos fenólicos. O ácido clorogênico e o ácido cafeico são substâncias antioxidantes, protegendo as células da ação maléfica dos radicais livres. Estudos demonstraram que esses ácidos atuam também na regulação do metabolismo da glicose.

A ação dos radicais livres (estresse oxidativo) é um dos fatores participantes no desenvolvimento e na progressão do diabetes mellitus e suas complicações. O diabetes mellitus é geralmente acompanhado pelo aumento da produção de radicais livres ou enfraquecimento das defesas antioxidantes. Assim, o efeito benéfico do yacon no tratamento do diabetes é resultado da ação antioxidante e da ação anti-hiperglicemiante.

Não há registros de efeitos negativos ou tóxicos associados ao consumo das raízes do yacon. No entanto, estudos sobre a segurança do uso prolongando do chá das folhas do yacon ainda precisam ser feitos.

(Artigo escrito por Rejane Barbosa de Oliveira (31/08/2006)).

Referências

AYBAR, M.J.; RIERA, A.N.S.; GRAU, A.; SÁNCHES, S.S. 2001. Hypoglycemic effect of the water extract of Smallanthus sonchifolius (yacon) leaves in nomal and duabetics rats. Journal of Ethnopharmacological 74: 125-132.

VALENTOVÁ, K., CVAK, L., MUCK, A., ULRICHOVÁ, J. & SIMANEK, V. 2003. Antioxidant activity of extracts from the leaves of Smallanthus sonchifolius. Eur J Nutr 42:61-66.

VALENTOVÁ, K. & ULRICHOVÁ, J. 2003. Smallanthus sonchifolius and Lepididium meyenii – prospective andean crops for the prevention of chronic diseases. Biomed. Papers 147(2):119-130.

YAN, X.; OHNISHI-KAMEYAMA, M.; SADA, Y.; NAKANISHI, T. & NAGATA, T. 1999. Extraction and identificatio of antioxidants in the roots of yacon (Smallanthus sonchifolius). J. Agric. Food Chem. 47:4711-4713.

Fonte: [ Ação benéfica do yacon no tratamento do diabetes mellitus. ]

Anúncios

31 Comentários

Arquivado em Alimentos, Plantas Medicinais

31 Respostas para “Você já ouviu falar da batata yacon?

  1. Silviahvg

    Venho procurando informações sobre o Yacon e gostei muito sobre o que li. Faz pouco tempo que descobri que sou diabética e tenho comido diariamente o Yacon, mas gostaria de saber mais sobre os benefícios da folha, como usá-la.
    Silvia

    Curtir

  2. Silviahvg

    Venho procurando informações sobre o Yacon e gostei muito sobre o que li. Faz pouco tempo que descobri que sou diabética e tenho comido diariamente o Yacon, mas gostaria de saber mais sobre os benefícios da folha, como usá-la.
    Silvia

    Curtir

  3. luziano jose de oliveira

    Prezados senhores.Gostaria de saber onde posso conseguir mudas da batata yacon.Moro em São José dos Campos SP

    Grato:

    Curtir

  4. simone

    gostaria muito de saber onde encontro mudas da batata yacom para comprar.Moro em lauro de freitas.ba

    Curtir

  5. viviane maciel da cunha

    tenho deabetis,uso medicamentos. minha glicose esta muito alta.para nao usar insulina preciso encontra a muda da batata yacon. por favorrrrrrr.Obrigada

    Curtir

  6. roberto franco

    CONSUMO BASTANTE BATATA YACON MESMO SEM TER DIABETES. MINHA FAMILIA TODOS SAO ATÉ OS MAIS JOVENS QUE EU.
    MORO NA GRANDE SAO PAULO E POSSUO ALGUMAS MUDAS.
    AS MUDINHAS SÃO RECEM ARRANCADAS E ESTÃO NOVINHAS.
    PLANTEI E A PRODUTIVIDADE É GRANDE.

    Curtir

  7. roberto franco

    DEVIDO A DIFICULDADE DE SEREM ENCONTRADAS MUDAS DE YACON, EU COMO AGRICULTOR URBANO (ORGANICO) NA GRANDE SAO PAULO POSSUO ALGUMAS POUCAS UNIDADES PARA SEREM RETIRADAS NO LOCAL, MAIS NO INTUITO DE OFERECER A DIABÉTICOS QUE ACREDITAM NA BATATA YACON.

    Curtir

  8. Fernando

    Boa tarde,
    Sou diabético.
    Aonde posso comprar essa batata aqui em Fortaleza?

    A UFC planeja fabricar em capsulas?

    Grato

    Fernando Almeida

    Curtir

  9. Maria Edite

    Procuro mudas de Batata Yacon. Por favor entre em contato.

    Curtir

  10. Por favor tenho diabete e estou no norte do Brasil (Rondoni)., preciso muito de sua ajuda. Quero adquirir mudas de batata Yacon, me ajudem ,mandem-me um e-mil.
    Grato Diva

    Curtir

  11. Faraildes soares

    Onde posso encontrar a batata Yacon preciso tomar pois sou diabetica e meu acucar vive alto por favor me ajude onde posso encontralo obrigado

    Curtir

  12. Sonia Maria Gomes de Souza

    Moro em Salvador, e tenho interesse em usar a batata Yacon. Não estou encontrando. Se possivel, respondam-me dizendo onde posso comprar a mesma e se realmente ela baixa a glicemia e aumenta o colesterol bom. Agradeço e aguardo

    Curtir

    • Gildália Maria de Oliveira

      Lendo sobre a batata yacom, fiquei muito interessada em saber como encontrar mudas desta raiz? Tenho varios menbros de minha familia que tem diabetes. Sou de Serrinha-Bahia; Gildália Maria de Oliveira, em 14/09/2013.Grata,

      Curtir

  13. ana dimensteynia freitas de pinho

    Quero saber onde eu compro a batata de yacom em salvador pois tenho diabete tipo 2 preciso urgente pra bx a mesma atenciosamente ana

    Curtir

  14. JOSE BAHIANA MACHADO FILHO

    EM SALVADOR ONDE POSSO ENCONTRAR ?

    Curtir

  15. janete lima marinho

    MORO EM PALMAS-TO ONDE POSSO ENCONTRAR A BATATA E A MUDA

    Curtir

  16. edson gomides

    em sao paulo onde tem a batata ????
    para compra la

    Curtir

  17. Branca Vasconcelos

    -sr. boa noite,

    -gostaria de saber como devo fazer para comprar a muda ou semente da batata Yacon?ficarei muito grata pela atencáo, Branca

    Curtir

  18. Tertuliano, gostaria de comprar mudas de yacom, para consumo proprio.

    Curtir

  19. Eliane

    Oi Amarildo
    vc ainda tem mudas da Yacom?
    poderia me retornar, eliane.bella@hotmail.com
    ATT
    Eliane de Taubaté

    Curtir

  20. Elizabeth araujo mota

    Gostaria de saber onde encontro a batata yacon

    Curtir

  21. LUIZ CARLOS COUTO DE OLIVEIRA

    Também gostaria de comprar mudas de batata yacon quem tiver me avise de preferencia que more em Salvador

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s