Identificação de doenças de plantas pela internet

Autor: Assessoria

Pesquisadores da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP) desenvolveram um programa de computador para ajudar o produtor a identificar doenças de plantas pela internet – o Diagnose Virtual. O software já faz o diagnóstico de doenças do milho, feijão e soja. Futuramente passará a detectar doenças no trigo, no tomate e no pimentão e será ampliado para realizar diagnósticos em sanidade animal.

Para o produtor ter acesso ao Diagnose Virtual basta ter conexão com a internet, entrar no sítio diagnose.cnptia.embrapa.br e se cadastrar, fornecendo o nome completo e o endereço eletrônico.

Há um módulo disponível para que o produtor registre os sintomas detectados em sua cultura, respondendo às questões colocadas pelo sistema. Por exemplo, em que parte da planta a doença se manifesta, qual é a cor e o formato da lesão etc. Dessa forma, é possível detectar o tipo de doença e possíveis medidas de controle, por meio de um diagnóstico gerado.

A tecnologia permite ao produtor – que tem as informações de possíveis doenças na plantação – tomar uma ação preventiva em vez de uma corretiva, o que contribui com a segurança alimentar da sociedade em geral. Também colabora com a agricultura sustentável, diminuindo o uso de fungicidas e herbicidas, além de reduzir custos.

O programa foi desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária, em parceria com as unidades: Embrapa Meio Ambiente (Jagariúna/SP), Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos/SP), Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO), Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), Embrapa Hortaliças (Brasília/DF), Embrapa Soja (Londrina/PR), Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS), Embrapa Semi-Árido (Petrolina/PE), Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE), Embrapa Acre (Rio Branco/AC) e Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA).

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Fonte: [ Agronotícias ]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Doenças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s