Vocês sabiam que a margarida não é UMA flor?

Por Karlla Patrícia

Hoje vou ensinar um pouco sobre minha flor preferida (ou seria minhas flores?)… A margarida, aquela com “miolinho” amarelo e lindas “pétalas” brancas! Aposto que a maioria das pessoas não sabem que a margarida, uma das flores mais populares de nossos jardins, pertencente à família Asteraceae, e, portanto, parente dos girassóis, crisântemos, entre outras, não é uma só flor, mas a reunião de muitas flores?

Tente examinar a margarida aproximando-se bem dela. Você verá que há ali reunidas dois tipos de flores: umas formam o miolo amarelo, enquanto as outras formam a borda esbranquiçada. Mas não pense que elas crescem assim juntas apenas para que possamos admirar sua união.

Essas flores têm funções biológicas importantes quando unidas, como a de produzir néctar, atrair polinizadores, além de gerar e receber pólen. Para isso, se dividem para desempenhar essas diversas “tarefas”. Muitas começam a desabrochar das extremidades em direção ao centro, assim, enquanto as flores da periferia estão na fase feminina – durante a qual são capazes de receber pólen -, as flores mais centrais estão na fase masculina – na qual liberam seu próprio pólen. Quando muitas flores estão assim reunidas, chamamos de inflorescência.

A margarida, assim como os crisântemos e girassóis, são uma reunião de pequenas flores que se desenvolvem de forma diferente!

Fonte: [ Diário de Biologia ]

Fotos: [ Luis Adrián Florit ]

>>

[Nota do editor: Procurei na Internet fotos para ilustrar, mas só achei detalhes de uma margarida roxa]

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Flores

2 Respostas para “Vocês sabiam que a margarida não é UMA flor?

  1. margarida silva

    nao sei nao se a margarida nao e uma flor acho que e nao acerdito nisso daqui a bucado dizem que os humanos nao sao pessoas.

    Curtir

  2. JOAO CARLOS DA SILVA BRASIL

    concordo com conhecimento CIENTIFICO!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s