Cientistas descobriram o gene que permite florir e gerar fruto no tempo certo

Flores

Flores

Investigadores do Conselho Superior de Investigação Científica (CSIC), agência estatal do governo espanhol, descobriram o gene responsável pela floração nas plantas.

O estudo, publicado na revista “Science” – e que contou com a colaboração do Instituto de Biologia Molecular e com a Universidade Politécnica de Valência, além de equipas de investigação integradas em escolas da Irlanda, Holanda e Alemanha -, revela que existe um gene nas plantas que condiciona o tempo e a forma como dá flor.

Esta descoberta pode revolucionar a forma como se analisam os factores que determinam a flor e o fruto nas plantas, já que, segundo os investigadores, o APETALA1 (factor de transcrição que regula a rede de genes) tem um poder decisivo no crescimento da planta: “controla o tronco onde as flores são formadas, permitindo que cresçam continuamente e produzam uma maior quantidade de flores”, explica o director do estudo, José Luiz Riechmann.

Os cientistas detectaram ainda uma correlação entre o APETALA1 e as estações do ano, ficando claro que as plantas têm mecanismos que lhes permitem reconhecer, face ao ambiente externo, qual é o tempo ideal para florirem -, viabilizando assim os frutos e a continuação das espécies nas sementes por estes largadas no solo.

No fundo, o APETALA1 “actua como o maestro de uma orquestra”, explica José Luiz Riechmann, já que “coordena a actividade dos diferentes programas de desenvolvimento” da planta.

André Patrocínio

Fonte: [ IOnline ]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Flores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s