Lançamento da Lista de Espécies da Flora do Brasil online

Instituto de Pesquisas JBRJ

Em 21 de maio, às 16h, o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro – JBRJ – lança a versão online da Lista de Espécies da Flora do Brasil. A cerimônia, no Centro de Visitantes, contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

O JBRJ foi designado pelo Ministério do Meio Ambiente para coordenar, por intermédio do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), o trabalho de elaboração da Lista, que envolveu cerca de 400 taxonomistas brasileiros e estrangeiros voltados para a identificação e caracterização das espécies de plantas nativas do território nacional.

Como país signatário da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), o Brasil assumiu, perante a comunidade internacional, uma série de compromissos para 2010. Dentre eles, destaca-se a implementação da Estratégia Global para a Conservação de Plantas (GSPC), com o objetivo de facilitar o consenso e a sinergia nos níveis global, nacional, regional e local no sentido de impulsionar o conhecimento e a conservação de plantas. A elaboração de uma lista “funcional amplamente acessível” das espécies conhecidas de cada país é a primeira das 16 metas estabelecidas pela GSPC.

Acesso à lista de espécies

O lançamento da Lista de Espécies da Flora do Brasil significa, assim, o cumprimento dessa primeira meta da GSPC. Mas é também a realização de um sonho da comunidade botânica. Apesar da imensa diversidade florística do país, a única compilação desse porte, procurando abranger todas as espécies de plantas brasileiras conhecidas, datava do período entre 1846 e 1906, quando von Martius, Eichler & Urban editaram a Flora brasiliensis, com 22.767 espécies.

A nova lista apresenta 41.123 espécies da flora brasileira, sendo 3.633 de Fungos, 3.521 de Algas, 1.522 de Briófitas, 1.176 de Pteridófitas, 23 de Gimnospermas e 31.248 de Angiospermas. Sobre cada espécie são fornecidos os dados de distribuição geográfica por Região, Unidade da Federação e Domínios Fitogeográficos. Também é possível saber os sinônimos para o nome aceito de cada espécie e consultar quais delas são endêmicas, ou seja, exclusivas do território brasileiro.

A elaboração da Lista teve início em setembro de 2008, quando foi estabelecido o comitê organizador, os coordenadores de cada grupo taxonômico e as informações que deveriam ser disponibilizadas. Outras listas parciais já publicadas ou disponibilizadas por especialistas dos diferentes grupos foram então integradas e os dados foram migrados para um sistema desenvolvido pelo Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA). Durante o ano de 2009, os cerca de 400 especialistas trabalharam sobre essa base de dados unificada, incluindo online os novos dados ou corrigindo aqueles já existentes.

Para a coordenadora-geral do projeto, a botânica Rafaela Campostrini Forzza, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, isso é apenas o início. “A intenção é de que a lista seja dinâmica e atualizada periodicamente para incluir novas espécies e mudanças taxonômicas ao longo do tempo. Esperamos que esse site também disponibilize, num futuro próximo, muitas outras informações sobre a flora brasileira”.

Fonte: [ IPJBRJ ]

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Listagens

2 Respostas para “Lançamento da Lista de Espécies da Flora do Brasil online

  1. joão carlos lopes

    sou um apaxonado pela flóra brasileira e gostaría de receber toda imformação possivel sobre este assunto, e de materiál espricativo e ilustrativo sobre o assunto. obrigado.

    Curtir

  2. joão carlos lopes

    É MUITO BOM SABER QUE TENHA PESSOAS TÃO JOVEM E INTELIGENTE, E BEM IMFORMADA SOBRE ESTE ASSUNTO NO MOMENTO TÃO IMPORTANTE P/ Á BIODEVERCIDADE BRASILEIRA E PROTEÇÃO DOS NOSSOS ÉCOSISTEMAS.TÃO MALTRATADO E POUCO PROTEGIDO PELOS NOSSOS POLITICOS E GONVERNANTES, E PESSOÁS DESINFORMADAS, MAL INTENCIONADAS, E DE MÁ FÉ.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s