Besouro atacando coqueiro

Adultos (macho e fêmea) de broca-do-coqueiro (Rhynchophorus palmarum).
Foto: Paulo Manoel Pontes Lins

Existe um besouro chamado Rhynchophorus palmarum, que ataca Arecaceaes depositando ovos em incisões na base do ráquis.

Ao eclodirem, as larvas fazem galerias nos tecidos das plantas, principalmente na gema apical, no pecíolo das folhas novas e no estipe mole.

Esse besouro é vetor de um nematóide (Rhadinaphelenchus cocophilus), que provoca uma doença chamada mal do anel-vermelho-do-coqueiro. O sintoma dessa doença é o contínuo amarelecimento das folhas.

Se o coqueiro não estiver com o anel vermelho (“sua presença pode ser identificada tecnicamente, fazendo-se um corte transversal em parte do caule do coqueiro: a doença é anunciada pela existência de um anel de cor vermelha em todo o perímetro do corte“) você pode injetar uma solução de malatiom 50 E (80 ml/10l. água) ou Paratiom 60 E (50 ml/100l. água) nos furos, para tentar matar o besouro.

Isca com ferormônios
Foto: UNESP

Como controle biológico, é necessário instalar iscas de ferormônios, que são iscas vegetais contaminadas com esporos do fungo Beauveria bassiana.

Após imersão na suspensão de esporos do fungo, as iscas são acondicionadas em armadilhas de auto-contaminação, que consiste em baldes plásticos contendo o feromônio da praga e com orifícios laterais que permitem a entrada e a saída dos besouros. Estes recipientes são distribuídos em pontos estratégicos fora da plantação e de preferência sob arbustos. (Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros).

Como controle adicional, pulverizar as plantas com fungicidas à base de cobre e inseticidas organofosforados.

Se a planta já estiver com o anel vermelho, infelizmente  a única solução é eliminar as plantas doentes e plantar outras no lugar.

A pulverização de água com sal de tempos em tempos serve para matar as larvas dos besouros (que porventura possam já existir na planta) e deve ser feita sempre quando cortar as folhas. Coqueiro sadio é aquele “feio”, onde as folhas secam naturalmente, sem cortes.

Anúncios

6 Comentários

Arquivado em Árvores, Controle biológico, Doenças

6 Respostas para “Besouro atacando coqueiro

  1. petronio rodrigues

    Tenho um pomar de coqueiro com serca de 8 equirares na rejiao de Sao gonsalo municipio de Sousa na Paraiba que esta com uma grande infestaçao desta praga ( Rhadinaphelenchus cocophilus ) coloquei varias armadilas para captura os bezouros e tentar combater ou controlar a infestaçao mas asim mesmo apraga ja matou serca de 50 plantas fora a outras q estao contaminadas tenho feito puverizasons periodicas e a retirada dos bezouros das armadilhas serca de 50 a 70 por armadilhas nao sei mas o q fazer !! ( POR FAVOR ME AJUDA.)

    Curtir

  2. Ramon Benicio

    Amigo Petronio, também sou produtor de coco no Rio de Janeiro com cerca de 1500 plantas. Se o seu coqueiral estiver atacado com o anel vermelho não tem jeito, tem que cortar as plantas doentes e queimar. Ainda mais se o seu pomar estiver cercado de outros abandonados, como é o meu caso, aí a coisa fica mais complicada. Já tentei nim, fumo de rolo, sal grosso etc…Nada disso funciona contra estes 3 besouros. Tem que usar veneno mesmo! A receita que o agronomo deixou comigo foi Lorsban com Vertimec, cortar as folhas e os cachos com praga e botar fogo ou triturar para que as brocas não virem besouros. As armadilhas são uma faca de dois gumes, pois atraem besouros dos pomares abandonados para o seu. Um grande abraço Ramon

    Curtir

  3. GERSON MONTEIRO DOS SANTOS

    gostaria de saber.tenho umas arvore de mogno africano.tem uns bezorros mim cortando elas.sim as pontas.delas.como faço pra mim combater estes bezorros.

    Curtir

  4. Edna Peixoto

    gostaria saberr como fazer mudas jabuticajabeira…..

    Curtir

    • A melhor forma de fazer mudas de jabuticabeira é, ou de enxerto, utilizando um ramo de uma jabuticaneira que já esteja produzindo, colocado num cavalo de muda plantada de sementes; ou via estaca com enraizadores (AIB). Na internet você encontra.

      Curtir

  5. Felipe mathias

    Blza?!
    Então não tem nem quintal, moro em um Apt, na esquina do meu prédio tem 2 coqueiros.
    E aqui em casa esta aparece alguns.
    Teria veno para isso , usar para casa?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s