Escola municipal de Teresina ganha horta de plantas medicinais

A Escola Municipal Ambiental 15 de Outubro, localizada na zona Norte de Teresina, iniciou as atividades do projeto Farmácia Viva e Cidadania, realizado em parceria com uma faculdade. O projeto consiste na revitalização da horta escolar a partir da plantação e do manejo de plantas medicinais, que irão servir como fonte de pesquisa aos alunos do curso de Farmácia da Faculdade e para utilização pela comunidade escolar.

O projeto Farmácia Viva e Cidadania é constituído de duas fases: na primeira, iniciada hoje, os alunos da Faculdade assistem a aulas interdisciplinares na sede da Escola Municipal Ambiental 15 de Outubro, contemplando as áreas de biologia, botânica, farmacologia, química e farmacognosia; na segunda fase, os alunos da Faculdade organizarão cursos de extensão e palestras para professores, alunos, e funcionários da escola, como também para a comunidade, sobre a utilização das plantas medicinais, seu cultivo, indicações, dose tóxica e dose terapêutica.

Toda a equipe docente da Faculdade está firmemente empenhada nesse projeto, que prepara nossos alunos para serem profissionais conscientes da realidade em que irão atuar”, explicou Maurício Amaral, coordenador do curso de Farmácia da Faculdade.

Para o secretário municipal de Educação, Ribamar Torres, a parceria com a Faculdade propiciará a diversificação das aulas na Escola Municipal Ambiental 15 de Outubro. “A horta com plantas medicinais constitui-se em excelente ferramenta pedagógica que pode ser utilizada por professores de todas as disciplinas. Como todas as plantas da horta possuem eficácia comprovada cientificamente, o projeto incentiva os alunos da rede municipal, desde muito jovens, a participarem de pesquisas científicas e a se dedicarem à produção efetiva de conhecimento”, ressaltou.

O secretário disse ainda que os estudantes da E. M. Ambiental 15 de Outubro multiplicarão o que aprenderem sobre a utilização de plantas medicinais em suas comunidades, promovendo uma revolução silenciosa nos hábitos e na qualidade de vida das pessoas que moram no entorno da escola.

Fonte: [ TV Canall 13 ]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cultivo, Fitoterápicos, Mudas, Orgânicos, Plantas Medicinais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s