Consumo consciente

por Juliana Faber
www.plantavidaprodutosconscientes.blogspot.com

Todos nós usamos plantas no nosso cotidiano, mas nem sempre isso é feito de forma consciente…

Essa consciência se dá em vários âmbitos: de onde vem as plantas que consumimos? Como são produzidas? Com que propósito? Como são produzidas? Por quem?

Todas esses questionamentos nos fazem refletir sobre o ciclo no qual nosso alimento está incluído e nos da o poder de escolher se queremos que essa ciclo seja vital ou prejudicial ao planeta e a todos os seres que vivem e convivem nele.

Se eu mesma produzo ou compro direto de um agricultor ecológico, sei que aquela planta foi plantada e cultivada com carinho, com o propósito de alimentar e gerar vida para quem a consome, posso transformar as sobras em composto, em fertilidade do solo, em abundância de vida.

Bem diferente é quando compro uma planta numa grande rede de supermercados, sem identidade nenhuma, não sei quem cultivou, pra que, provavelmente o solo esta todo contaminado de agrotóxicos e adubos químicos, com vários intermediários, o que quer dizer que o agricultor ganhou muito pouco por seu trabalho e assim o ciclo pernicioso continua…

O bom é que a vida sempre nos dá alternativas, podemos escolher de onde vem nossos alimentos e que tipo de agricultura e consumo estimulamos e quanto mais nos direcionamos para escolhas conscientes, mais alternativas surgem…

Pensemos nisso, mas mais do que isso, sejamos atitude, é facil, faz bem e não dói…

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Alimentos, Orgânicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s