Grupos de Estudos sobre Plantas

por Anderson Porto

Uma das formas mais dinâmicas para quem gosta de fazer novas amizades e trocar experiências é participar de grupos ou listas por email. Você se inscreve em um grupo onde os participantes mandam mensagem para o endereço de email do grupo/lista e todos os participantes recebem a mensagem.

As características de um grupo de email diferem de um fórum, por exemplo. Neste o participante cria um tópico e aguarda alguma resposta de outro participante que acessa o tópico para responder.

Já nos grupos / listas, quando alguém envia uma mensagem, todos os participantes recebem aquela mensagem. Aí, quando alguém responde, a resposta também é enviada para todos os participantes.

Os grupos são temáticos. Existem grupos para aeromodelistas, criadores de cães, fã clubes, criadores de abelhas sem ferrão, homeopatas, biólogos etc. São milhares de grupos e listas na Internet, em português ou outros idiomas.

Nesses 08 anos de projeto eu já participei de vários grupos e listas, conhecendo um pouco de cada uma. Pretendo aqui indicar alguns grupos que considero muito bons e que podem ajudar as pessoas a identificarem plantas, conhecerem novas espécies e divulgarem assuntos ligados a plantas.

Grupos do projeto Tudo Sobre Plantas

o ingresso se faz mediante envio de email para o endereço de cadastro ou acessando a URl do grupo

Grupo de Estudos Tudo Sobre Plantas – Grupo para troca de conhecimento sobre plantas e suas utilizações etnobotânicas, científicas e antropogênicas, no intuito de desenvolver um banco vivo de conhecimentos. Este grupo é aberto ao público em geral e é facultado ao participante se inscrever também no projeto Tudo Sobre Plantas.

Jornal SOS Verde – Informativo gratuito e eventual, desenvolvido pelo projeto Tudo Sobre Plantas. O espaço é aberto para divulgação de textos ligados à Meio Ambiente, onde as atividades estejam utilizando como solução, em todo ou em parte, as plantas. Ecologia, reciclagem, pesquisas, estudos sobre plantas, notícias sobre meio-ambiente, pesquisas sobre plantas medicinais, agricultura orgânica, agroflorestas, permacultura, dentre tantos outros temas de interesse de nossos assinantes.

Grupos e listas que considero muito boas

vale a pena conferir!
Abena – As Asf (abelhas sem ferrão) são insetos úteis responsáveis pela polinização de um grande número de vegetais. Elas desempenham a tarefa de fecundação de muitas plantas e consequente nidificação das matas, contribuindo na preservação da flora e da fauna; Sendo seres importantíssimos para a natureza.

Admiradores de Palmeiras – se dedica a troca de informações sobre plantio, germinação, transplante, troca de sementes e mudas de palmeiras nativas e exóticas.

Árvore Sagrada – A comunidade Árvore Sagrada, nasceu de um projeto social, de princípio não-governamental, com vínculo ativista e ocultista, foi idealizado desde 1999 e tem como missão defender a flora, fauna e identidade cultural, folclórica e de crença nativa do Brasil e Península Ibérica, valorizando assim, a diversidade humana dessas regiões, e encontrando soluções para sua preservação.

Árvores – Aberto a todas as pessoas com interesse em identificação, troca de experiências, plantio, conservação, recuperação de áreas e demais assuntos relativos a árvores do Brasil, principalmente da Mata Atlântica.

Bambu Brasil – Lista de discussão sobre os aspectos desta planta maravilhosa (plantio, tratamento, usos, etc…)

Bromélias Br – O grupo de discussão “Bromélias do Brasil” é patrocinado pelo Instituto Pró–Endêmicas, ONG científica e conservacionista, de âmbito nacional, que visa pesquisa, preservação e conservação de espécies vegetais nativas e seus ecossistemas. A lista reúne pesquisadores interessados em trocar dados científicos e técnicos de Bromeliaceae.

Grupo Cactos e Suculentas – Este espaço está aberto a todos os amantes de cactáceas, de suculentas, e afins. Desde possuidores de grandes coleções até aquele que possui um único e adorado exemplar. Vamos falar sobre substrato, rega, adubação. Discutir semeadura, enxertia, retirada do enxerto, propagação por brotação, polinização, floração. Procurar solução para as pragas e as doenças. Falar da nossa experiência, pedir dica e conselho.

Coco Verde Reciclado – newsletter para informaçãos sobre os produtos da Coco Verde RJ assim como troca de informações sobre os produtos.

Ervas e Plantas que curam – Esta lista pretende discutir os benefícios causados pelo uso das ervas, mostrar tipos de plantas, como montar um jardim medicinal e mágico.

Lista Florais – A Primeira Lista sobre Essências Florais e a Terapia Floral da América Latina. Os seus integrantes estudam, discutem e trocam informações sobre as essências florais e a terapia floral no Brasil e no mundo. Ela é composta de terapeutas florais, profissionais que atuam com essências florais, estudantes e pessoas interessadas em conhecer este assunto.

Mundo das Bromélias – Grupo de discussão para aqueles que gostam de bromélias. Troca de informações sobre cultivo e muito mais.

Mundo Orquidófilo – Lista de discussão sobre orquídeas (em Português). A ÚNICA LISTA QUE TRATA EXCLUSIVAMENTE DE ORQUÍDEAS. – lista com muitos participantes e que o número de mensagens, por mês, pode passar facilmente de 2400 mensagens – em geral com fotos de espécies.

Permacultura br – grupo destinado exclusivamente a troda de informações entre pessoas ligadas a Permacultura.

Rede Florestal br – Mobilização dos Engenheiros Florestais do Brasil.

Trocactos & Suculentas – destina-se exclusivamente para trocas, compra e venda de cactus.


Espero que seja útil a todos.

Bom cultivo!

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Adubação, Alimentos, Árvores, Bambu, Biocombustíveis, Biodiversidade, Biopirataria, Biotecnologia, Bonsai, Cannabis, Controle biológico, Cultivo, Curiosidades, Doenças, Emagrecimento, Exposição, Fitoterápicos, Flores, Fotos, Frutas, Herbicidas, Homeopatia, Listagens, Medicamentos, Meio Ambiente, Mudas, Orgânicos, Plantas Medicinais, Pragas, Reciclagem, Sementes, Técnicas, Transgênicos, Vídeos, Votação

Uma resposta para “Grupos de Estudos sobre Plantas

  1. Caio Shimas

    Sawabona!

    Por gentileza, quero saber as preferências de cultivo da begônia Rex Mini Merry.

    Gracias,
    Caio Shimas

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s