Incorporando…

por Juliana Faber
www.plantavidaprodutosconscientes.blogspot.com

Tudo na nossa vida são processos, mas só nos tornamos conscientes disso quando vivenciamos esses processos, quando sentimos com nosso corpo…

Duas situações me fizeram pensar sobre isso, a primeira se deu quando fui conversar sobre plantas e suas funções com uma turma de vinte jovens norte americanos, depois de mostrar muitas das plantas que haviam nos caminhos que percorremos, percebemos as pelo toque, cheiro, paladar.

A prática dessa caminhada foi o feitio de sabonete de óleos vegetais.

Aquecemos os óleos de babaçu e coco da praia, esperamos até chegar na temperatura adequada, misturamos o chá com hidróxido de sódio, também esperamos até ficar na temperatura certa, misturamos, mexemos muito, na hora certa misturamos o óleo essencial e sementes de linhaça, mexemos mais um pouco e quando deu a hora certa, colocamos o sabão na forma, enrolamos em cobertores, onde ele ficara por cerca de 24 horas (para que perca temperatura lentamente e não “quebre”), depois disso o sabão ainda será cortado e permanecera por trinta dias reagindo até ficar pronto para o uso.

Tenho certeza de que a maioria se lembrará desse processo por muito tempo, toda vez que usar um sabonete. Na tarde uma das atividades foi vivenciar o ciclo do café, primeiro o café foi colhido manualmente, posto ao sol para secar durante vários dias, levado para a casa da vizinha para descascar, tirar a casca por peneiração, torrar no fogão a lenha e moer. Não foi a toa que muitos, ao degustarem aquele café feito na hora, disseram que foi o melhor café de suas vidas.

Com certeza aquelas pessoas, pela vivência que tiveram , alem de lembrar desses momentos, vão valorizar incrivelmente esses processos, porque a percepção foi por todos os sentidos, todo o corpo estava presente.

Pensemos em nosso quotidiano, o que vemos como processo , o que vivenciamos e incorporamos e o que só passa por nos superficialmente e como isso se reflete na nossa vida…

Boa reflexão e bons dias…

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s