Farinha de Casca de Maracujá

Farinha de maracujá

Você já deve ter ouvido falar que casca de maracujá é boa para quem tem diabetes ou para emagrecer. Se não ouviu, saiba que isso é verdade! O segredo está na casca que contém uma substância chamada pectina.

Essa substância atua na diminuição da taxa de açúcar no sangue e impede a absorção de gordura dos alimentos pelo organismo. A parte branca da casca é onde contém a maior parte dessa substância. A casca de maracujá, em geral, é consumida na forma de farinha.

Um estudo feito pela Universidade Federal da Paraíba com 17 mulheres com colesterol alto comprovou que a farinha de casca de maracujá possui efeito emagrecedor e protege o coração (por reduzir gordura). O colesterol ruim (LDL) reduziu e também perderam peso, após 70 dias de uso! Houve mulheres que perderam até oito quilos!

Não se pode esquecer que cada organismo reage de um jeito! Se a pessoa observar que o uso dessa substância faz mal, o melhor é não usar! Não há indícios que essa substância provoque reações adversas no organismo.

Se for consumir a farinha de casca de maracujá industrializada é importante verificar se há liberação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Isso é o que garante o produto seguro. Há quem diga que os produtos industrializados, em geral, são feitos da parte amarela do maracujá, que possui muito menos pecticina. Então, faça a receita em casa e garanta a qualidade!

Essa substância não faz milagres! Especialistas afirmam que o seu uso deve estar associado à alimentação saudável e exercícios. Há pessoas que se lambuzam de doces, gorduras e depois acham que a farinha do maracujá faz milagres!

PREPARO DA FARINHA DE MARACUJÁ

– Escolha maracujás firmes e sem rugas. Lave e mergulhe por 20 minutos em uma solução de água com bicarbonato de sódio (uma colher de sopa por litro de água) ou vinagre. Passe-os em água corrente.

– Retire a polpa e corte a casca ao meio ou em pedaços. [A polpa pode ser utilizada para fazer suco.]

– Coloque em uma assadeira e leve ao forno médio por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando. Elas ficarão secas, com casca torrada. Espere esfriar

– Retire da assadeira e bata no liquidificador (ou processador) até obter uma farinha.

– Peneire e guarde em um recipiente limpo e com tampa.

OBSERVAÇÕES:

– A farinha de maracujá não é benéfica apenas para diminuir o açúcar no sangue e evitar a absorção de gordura, ela também desintoxica o organismo. Isso torna o organismo mais equilibrado e auxilia nadieta/reeducação alimentar.

– Para melhor ação da farinha de maracujá no organismo, é importante beber mais água. No mínimo dois litros de água diários.

– Para auxiliar na dieta/reeducação alimentar, aconselha-se ingerir uma colher de sopa trinta minutos antes do almoço e antes do jantar.

– O pó pode ser dissolvida em suco, adicionada ao iogurte, salada ou sopa.

– Não se deve levar a farinha de casca de maracujá (após pronta) ao fogo, pois ainda não existem estudos que mostrem se pode alterar suas propriedades.

Fonte: [ Mulher Digital ]

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Alimentos, Curiosidades, Emagrecimento, Técnicas

4 Respostas para “Farinha de Casca de Maracujá

  1. Arsenio

    Estou começando a torrar casca de maracuja para fazer farinha, qual a medida ideal para comer ou tomar antes das refeições.
    Posso toma junto com a farinha de casca de laranja.

    Curtir

  2. regina

    tentei fazer em casa mais näo consegui, näo fica tostada.. e näo consegui bater no liquidificador, tem algum segredo para fazer no forno????

    Curtir

  3. Geraldo silvesyre

    Eu perguntei se da p fazer algum tipo de adubo com casca de maracuja e não fui respondido.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s