Grupo quer incentivar cultivo de plantas medicinais e fitoterápicos

Uso no Sistema Único de Saúde faz demanda crescer no Brasil

Um grupo interministerial está realizando ações para incentivar os agricultores a cultivar plantas medicinais e fitoterápicos. Nesta semana, em Brasília, foi constituída uma rede de Assistência Técnica e Extensão Rural para fomentar o plantio em todo o país.

Segundo o coordenador de implementação de projetos da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o mercado ainda é pequeno, mas mostra expansão. José Adelmar Batista ressalta, principalmente, o reconhecimento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o uso no Sistema Único de Saúde como fatos que impulsionam a produção.

— A Anvisa já tem uma lista de mais de 80 plantas medicinais que podem ser usadas e receitadas no SUS como medicamentos. Isso abre um mercado muito grande, que vem crescendo muito nos últimos anos por conta desta demanda. E o bom é que muitos médicos e postos de saúdes que tem colocado em suas receitas as plantas medicinais como medicamento — diz, acrescentando que novas plantas estão em análise na Anvisa.

Batista informa que a produção é espalhada em todo o Brasil, mas Estados como Paraná e Pernambuco estão à frente no cultivo. Sobre o Rio Grande do Sul, ele afirma que já existem farmácias populares pelo interior que fornecem plantas medicinais, além de projetos de assentamentos para o cultivo de produtos relacionados à saúde.

Fonte: RÁDIO GAÚCHA

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Caso Drauzio Varella, Cultivo, Fitoterápicos, Plantas Medicinais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s