Pesquisadores defendem uso de ervas medicinais

O médico oncologista e escritor brasileiro Drauzio Varella, também autor de uma coluna publicada aos domingos na Revista Diário, provocou polêmica ao afirmar, durante a série “É bom pra quê?”, exibida no programa “Fantástico”, que os brasileiros estariam sendo enganados por acharem que o uso das ervas medicinais é seguro. Segundo ele, muitas pessoas cometem um erro ao abandonarem o tratamento convencional para ficarem apenas com as ervas.

As revelações feitas pelo médico surpreenderam muita gente. “Muitos remédios hoje em dia são à base de plantas. Elas são confiáveis sim, o único perigo é se não forem indicadas corretamente”, explica Maria Elisabeth Berg, pesquisadora do Museu Emílio Goeldi, que acaba de lançar um livro sobre seus estudos de plantas medicinais da Amazônia. No livro, ela mostra inúmeros benefícios que espécies medicinais causam para a saúde humana.

O professor farmacêutico do Centro Universitário do Pará, Jair Campos, também defende o uso das ervas medicinais. “Muitas espécies de ervas têm comprovação científica de que servem para curar, são confiáveis e até foram autorizadas pela Anvisa”, ressalta.

A orientação do farmacêutico é que os fitoterápicos têm de ser estudados. “O produto que não tiver estudo científico, não deve ser comercializado. Antes de usar, é preciso saber como ele foi manuseado e como ele deve ser tomado. É sempre bom procurar farmácias e laboratórios especialistas nesse tipo de medicamento”, afirma.

PODER

Sem nunca ter feito nenhum curso de Farmácia, a erveira Clotilde Melo de Souza, mais conhecida como Dona Colô, defende com “unhas” e “dentes” o uso de plantas medicinais. “Aprendi a fazer com os meus pais. Na minha casa, nunca tivemos um remédio de farmácia. As plantas sempre curaram, elas têm poder”, garante.

A erveira diz que quando vende as plantas medicinais, sempre passa corretamente as orientações de uso para o cliente. “Sempre digo que não se deve usar as ervas de forma exagerada”. Dona Colô afirma que nunca ninguém foi até a feira para reclamar das ervas medicinais, pelo contrário: “Todo mundo que compra comigo volta para dizer que ficou curado”. (Diário do Pará)

Fonte: [ Portal Na Hora ]

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Caso Drauzio Varella, Plantas Medicinais

Uma resposta para “Pesquisadores defendem uso de ervas medicinais

  1. Muito bom o site.
    Nunca deveríamos contestar aquilo que a milenios é usado com eficácia.
    http://sites.google.com/site/plantasmedicinaisdaamazonia/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s