Estacas de jabuticaba

Oi pessoal,

Sempre tive paixão por jabuticabas e pelo menos em três episódios elas participaram da minha vida de forma, creio eu, a me incentivar a criar este projeto. Este é um dos motivos de ter escolhido a jabuticaba para aprender sobre bonsai.

Sempre li que era impossível, ou quase impossível, fazer mudas de jabuticaba a partir de estacas. Resolvi fazer um teste: peguei um galho cortado de uma das podas (com todas as folhas) e plantei em um substrato compacto e rico em matéria orgânica, na sombra.

Passados quase três meses, pude verificar que as folhas não caíram e ao trocar para um vaso, descobri que tinha criado raízes.

Lição que aprendi: duvide sempre quando disserem que “não pode” ou “é impossível” fazer isto ou aquilo com plantas. Mesmo que pareça ilógico ou trabalhoso, elas sempre nos surpreendem. Tentem e vejam por si mesmo os resultados. Algumas vezes pode dar certo, outras não. O que vale é experimentar!

😉

Abraços!
_____________________________________
Anderson C. Porto
Brasil +55 / RJ (21) 99688-9521
|/ Comunidade Tudo Sobre Plantas |/
http://www.tudosobreplantas.com.br
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

“Sonhar, sem fazer dos sonhos teus senhores” (Rudyard Kipling)

7 Comentários

Arquivado em Artigos, Bonsai

7 Respostas para “Estacas de jabuticaba

  1. Adriana

    Acredito, que ao duvidar você quebrou vários tabus.

    Curtir

  2. Jose Marques Filho

    Alem de perfeccionista, sou teimoso, e muitas vezes as pessoas ficam com raiva de mim por causa disso…Tambem, como voce Anderson, sou um apaixonado por plantas, e outro dia visitando um sitio de uma madrinha minha, resolvi trazer alguns galhos de uma jabuticabeira que tem la. E pra minha surpresa, depois de cinco dias colocados primeiramente em agua e depois num vaso com terra devidamente adubada com materia organica. surgiram flores e ja tem alguns frutos vingados. tenho observado todos os dias e eles estao se desenvolvendo e tomara que amadurecam. ah e tem tambem algumas folhas novas. estou muito feliz com esta minha experiencia. Jose Marques – Jaboatao-PE.

    Curtir

  3. Gostei muito.Meu marido está tentando fazer uma muda de jabuticaba,e é verdade ,as folhas não estão secando. Vou falar pra ele ter paciência e esperar os 3 meses.Obrigada.

    Curtir

  4. rose

    amei essa noticia vou fazer também

    Curtir

  5. Ellen

    Olá, fiz o mesmo, mas pelo que andei lendo tinha que ser galhos maduros, que já tivessem dado frutos e os meus não são assim, fiz tudo certo mas não me atentei a isso. Gostaria de saber se seus galhos eram maduros..

    Curtir

  6. Eram sim, Ellen. Galhos de uma jabuticabeira com mais de 30 anos.

    Curtir

  7. adem

    Eu venho tentando fazer clones de jabuticaba por estacas, as minha primeiras 5 brotaram com us 15 dias, no entanto as folhas ficaram pretas e morreram. Estou fazendo novamente com 8 estacas e 6 já estão com brotos, porém duas ja começaram empretecer as folhas.
    Me mandem sugestões.

    Curtir

Deixe uma resposta

