Edmond Albius

Edmond Albius colhendo vanila, em 1863, do album de Antoine Roussin.

Edmond Albius (Sainte-Suzanne, Reunião, 1829 – Sainte-Suzanne, 1880) foi um horticultor reuniense.

Escravo e órfão de nascença, foi recolhido por Féréol Bellier Beaumont que o iniciou na horticultura e botânica. Em 1841, com apenas doze anos, descobriu o método prático para a polinização da Baunilha (Vanila), um procedimento que revolucionou a cultura deste tempero permitindo que Reunião se tornasse, por um tempo, o primeiro produtor mundial, e o berço divulgador de um novo conhecimento técnico. A fecundação artificial da Vanila foi realizado originalmente por Charles Morren em 1836.

Por ser uma criança, negro e escravo, a paternidade da descoberta foi rapidamente impugnada. O autor do grande desenvolvimento inicial do atual Jardim do Estado de Saint-Denis, o botânico Jean Michel Claude Richard pretendeu alegar ter ensinado a técnica ao escravo três ou quatro anos antes. O jovem Edmond foi vigorosamente defendido por Ferréol Bellier Beaumont, pelo naturalista Volsy Focard e por um certo Mézières de Lépervenche. Apesar deste apoio, a controvérsia persistiu, mesmo após a morte dos dois protagonistas.

Com a abolição da escravatura, em 1848, foi dado ao ex-escravo o sobrenome “Albius”, em referência a cor branca (alba) da flor da vanila. No inicio do século XX, um artigo de imprensa chegou até à afirmar, sem razão, que Edmond era um homem branco.

Edmond Albius não tirou nenhum benefício de uma invenção que fez a fortuna dos cultivadores. Morreu na miséria em 1880.

As dúvidas só foram afastadas definitivamente no fim do século XX, dando a Edmond o reconhecimento e a paternidade da descoberta.

Bibliografia:

1 – Le DB. Dictionnaire biographique de La Réunion, sous la direction de Michel Verguin et Mario Serviable, Édition Communication Loisir Information Presse / ARS Terres Créoles, tome 1, 1993.
2 – Hazen, J. (1995) Vanilla. Chronicle Books. San Francisco, CA.
3 – Rain, P. (1986) The Vanilla Cookbook. Celestial Arts. Berkeley, CA.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s