Projeto Adote uma Nascente planta mais 5 mil árvores

MEIO AMBIENTE – Clube do laço, poder publico, empresas e clubes de serviços realizaram mais uma etapa do projeto Adote uma Nascente

Célio Ribeiro Guarantã do Norte

As matas ciliares são fundamentais para o equilíbrio ecológico, oferecendo proteção para as águas e o solo, reduzindo o assoreamento de rios, lagos e represas e impedindo o aporte de poluentes para o meio aquático.

Formam, além disso, corredores que contribuem para a conservação da biodiversidade; fornecem alimento e abrigo para a fauna; constituem barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças da agricultura e, durante seu crescimento, absorvem e fixa dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas que afetam o planeta.

A federação do Clube do Laço em parceria com o poder público e várias outras empresas privadas, como Banco do Brasil, Sicredi, Bradesco e clubes de serviço, estão desenvolvendo o projeto que tem como título, Adote uma Nascente.

No município de Guarantã do Norte, cinco nascentes já foram recuperadas com o plantio de aproximadamente 25 mil mudas de arvores nativas da Amazônia, consorciada com algumas mudas de árvores exóticas, já climatizada na região amazônica.

No último dia 05/11 a ação aconteceu na fazendo do produtor rural, Cezar Brambila, com o plantio de cinco mil mudas, para recuperar uma área de mata ciliar onde se concentra uma grande quantidade de nascente de água que forma uma grande bacia hídrica.

“A nossa intenção é tentar recuperar uma parcela daquilo que nós mesmos destruímos. Hoje temos vários parceiros neste projeto ambiental, unindo força, podemos recuperar áreas que o próprio homem destruiu”, relatou o Presidente da Federação do Clube do laço.

Para desenvolver mais uma etapa do projeto Adote uma Nascente vários membros que compõem a federação do clube do laço se deslocaram de suas cidades para participarem e conhecer de perto o projeto. Como foi o caso do diretor técnico da federação, José Rogério, da cidade de Nova Canaã do Norte.

“Há muitas nascentes degradadas em nossa região e temos que mostrar a população a importância da preservação e a recuperação destas nascentes”, alertou o diretor técnico da federação. Ele afirmou que no município de Nova Canaã, varias nascentes já foram recuperadas, através dos proprietários das áreas degradadas.

Um dos grandes parceiros deste projeto é a câmara de vereadores, na pessoa do seu presidente, o vereador Marcelo de Castro, que sempre foi um defensor do Meio Ambiente. Ele alerta que a principal meta do projeto Adote uma Nascente é a sensibilização da população urbana do município, e a ação integrada de vários segmentos constituído da sociedade, que se unem em um só objetivo. “A população tem que levar em consideração a integração cidade e campo. Isso é muito importante para nós do poder publico estar promovendo esta conscientização em relação ao meio ambiente”, observa o vereador Marcelo.

Fonte: [ Jornal Mato Grosso do Norte ]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Árvores, Meio Ambiente, Projetos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s