Medicina Ecológica no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Instituto de Pesquisas JBRJ

Rio de Janeiro – O Dr. Alex Botsaris fará uma palestra no dia próximo dia 11 de dezembro (sábado), às 16 horas, sobre seu mais recente livro, Medicina Ecológica – Descubra como cuidar da sua saúde sem sacrificar o planeta, com uma grande ação em favor da medicina complementar e da qualidade de vida. Durante o evento, no setor de Plantas Medicinais do Jardim Botânico do Rio, cada pessoa que adquirir um exemplar do livro levará de graça uma muda de planta medicinal.

A ação busca apresentar a ideia central do livro, de que a sociedade contemporânea depende em excesso de medicamentos sintéticos até para problemas simples de saúde – quando já existem soluções fitoterápicas, menos agressivas e tão eficientes quanto –, e constantemente despreza o “princípio da precaução”, que em medicina se traduz nas ações preventivas de saúde. São posturas que agridem nosso organismo e também o meio ambiente.

Para evitar essa situação, o Dr. Botsaris defende a chamada “medicina ecológica”, que combina as estratégias da medicina complementar já validadas pela ciência (homeopatia, fitoterapia e acupuntura, entre outras) com os tratamentos convencionais, numa abordagem individualizada para melhorar a saúde global do paciente. Aplicando esse princípio o médico, além de ser mais eficaz, contribui para proteger o planeta, pois ao receitar menos remédios ou optar por insumos naturais, menos substâncias químicas terminam no esgoto ou no lixo.

“O que defendemos é uma medicina preocupada em recuperar o equilíbrio dos indivíduos, com visão holística e abordagem individualizada, que agride pouco o meio ambiente, é simples, barata e tem conotação preventiva”, explica o autor. Para ele, o médico ou o paciente que adotam a medicina ecológica observam as duas principais ações de saúde que mais reduzem o uso de remédios: a prevenção (não fazer coisas que prejudiquem o organismo) e a promoção (fazer coisas que tragam bem ao organismo).

Escrito em linguagem simples e direta, mas sem deixar de apresentar estudos e argumentos sérios, o livro de Alex Botsaris aborda outras questões espinhosas ligadas ao meio ambiente e à medicina, como as consequências das agressões ambientais na saúde dos cidadãos; a ética médica e a influência da indústria farmacêutica; o uso indiscriminado de produtos químicos; e a má qualidade de vida nos centros urbanos. A obra é um chamado à reflexão sobre os desafios na área de saúde que a Humanidade enfrenta neste início de século XXI.

O autor – Alex Botsaris é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Doenças Infecciosas e Parasitárias pelo Hospital Claude Bernard (Paris) e em Medicina Chinesa pela Universidade de Pequim. É membro da Associação Brasileira de Fitoterapia (Abfit – antigo IBPM); e da equipe do Programa Estadual de Plantas Medicinais (Proplan) da Secretaria Estadual de Saúde do Rio (SES/RJ). Já atuou como consultor da Natura e da Ybios (empresa de tecnologia em ativos naturais).

Outros livros publicados – Fitoterapia Chinesa e Plantas Brasileiras (Editora Ícone), 1995; Fórmulas Mágicas (Editora Nova Era), 1997; Sem Anestesia (Editora Objetiva), 2001; Complexo de Atlas (Ed Objetiva), 2003; Medicina Complementar (Editora Nova Era), 2004; Doce Vôo da Juventude (Editora Objetiva), 2007; O Prazer de se cuidar (Casa da Palavra), 2007.

Fonte: [ Revista Fator ]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Fitoterápicos, Plantas Medicinais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s