Suco de romã pode frear metástase de câncer de próstata

Componentes químicos do suco da romã também poderiam ser usados em outros tipos de câncer

Pesquisadores da Universidade Riverside, da Califórnia, identificaram componentes no suco de romã que podem inibir os movimento de células cancerosas e a metástase do câncer de próstata.

A descoberta, diz Manuela Martins-Green, uma das pesquisadoras, pode ainda ter impacto no tratamento de outros tipos de câncer.

Quando o câncer de próstata reaparece no paciente depois de tratamentos como cirurgia e/ou radiação, geralmente o próximo passo é a supressão do hormônio masculino testosterona, um tratamento que inibe o crescimento das células cancerosas, pois elas precisam do hormônio para crescer.

Mas, com o tempo, o câncer desenvolve formas de resistir também a esse tratamento, se transforma em um câncer muito agressivo e sua metástase ataca a medula óssea, pulmões, nódulos linfáticos e geralmente resulta na morte do paciente.

O laboratório americano aplicou o suco de romã em células de câncer de próstata cultivadas em laboratório que já eram resistentes à testosterona – quanto mais resistente à testosterona uma célula cancerosa é, maior é a sua tendência à metástase.

Os pesquisadores então descobriram que as células tratadas com o suco de romã que não morreram com o tratamento mostraram uma maior adesão, o que significa que menos células se separavam, e também queda na movimentação dessas células.

Em seguida os pesquisadores identificaram os grupos ativos de ingrediente no suco de romã que tiveram impacto molecular na adesão das células e na migração de células cancerosas no câncer de próstata já em estado de metástase.

“Depois de identificá-los, agora podemos modificar os componentes inibidores do câncer no suco de romã para melhorar suas funções e fazer com que eles sejam mais eficazes na prevenção da metástase do câncer de próstata, levando a terapias com remédios mais eficazes”, disse Manuela Martins-Green.

Outros tipos de câncer

A pesquisadora afirma que a descoberta pode ter impacto no tratamento de outros tipos de câncer.

“Devido (ao fato de) os genes e proteínas envolvidas no movimento das células de câncer de próstata serem essencialmente os mesmos que os envolvidos no movimento de células em outros tipos de câncer, os mesmos componentes modificados do suco poderão ter um impacto muito mais amplo no tratamento do câncer”, afirmou.

Manuela Martins-Green explicou ainda que uma proteína importante produzida na medula óssea leva as células cancerosas a se mover para a medula onde elas poderão formar novos tumores.

“Mostramos que o suco de romã inibe a função dessa proteína e, assim, esse suco tem o potencial de evitar a metástase das células do câncer de próstata para a medula”, disse.

Os próximos planos da pesquisadora são fazer testes adicionais em um organismo vivo com câncer de próstata em em fase de metástase para determinar se os mesmos componentes que foram eficazes nas células cultivadas em laboratório poderão evitar a metástase sem efeitos colaterais.

Fonte: [ BBC Brasil ]

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Doenças, Medicamentos, Plantas Medicinais

4 Respostas para “Suco de romã pode frear metástase de câncer de próstata

  1. FABIO CASTILHO

    Meu Pai está com metastase cancer de prostata.remedios não mais funcionam.Gostaria de saber + sobre suco de roma e qual dosagem.

    Curtir

  2. Basílio LopesPimenta Filho

    Queridos Amigos: Eu soube recentemente após visita anual ao meu médico, que eu estou com a prostata bem inchada. Gostaria de saber qual a verdade sobre o suco da romã e seno meu caso eu já poderia estar usando. Sem mais no momento, agradeço. Um grande abraço deste novo amigo, Basílio Filho

    Curtir

  3. Para BASÍLIO LOPES PIMENTA FILHO: Lendo o comentário de Basílio no site: Tudosobreplantas.com.br/ Episódio: Romã Cura Câncer! É preciso saber primeiro: segurança nos TESTES (falsos ou positivos/ nos resultados) – isso não interessa à Fitoterapia. O interesse recai em: inchaço na próstata micção difícil ao urinar, até com dor forte e com eliminação de pequenas quantidades de líquidos expelidos (…). Inclusive com a sensação de que é preciso ficar constantemente tentando eliminnar toda a urina contida na bexiga, e assim, por diante numa infernal luta. Para a Fitoterapia não interessa saber se você tem ou não algum dos vários tipos de cânceres de PRÓSTATA. Existem, pelo menos uns 25 tipos ou mais dessa malígna enfermidade. Quem estiver com os sintomas, acima mencionados, não se aflija: alguns tipos de cânceres de próstata que podem ser inócuos e outros virulentíssimos, esses últimos são perigosos. Se já fez exame de PSA e de Toque Retal – ouça somente o que o médico falar. Subestimar ou Superestimar um diagnóstico de câncer de próstata é um erro grave que não se deve e não se pode cometer. Cuidado com o erro mais comum, o da biópsia (eliminar a hipótese se há câncer ou não); não confiar nisso. Faça o controle dos exames de PSA (…), mais seguidamente. Não se deve entrar em pânico de forma alguma. Tem pessoas que descobriram que possuiam câncer de próstata e viveram décadas e décadas apenas controlando a enfermidade. Enquanto que outras, se desesperaram, só usaram os remédios alopáticos, ou sejam, os comprados nas farmácias tradicinais. Outros, que seguiram caminhos diferentes; ou seja, procuraram nas casas de Produtos Naturais de confiança, mudaram a sua alimentação mais para o mundos dos “sucos crús”, isso também , sob o controle de pessoa especialista em “nutrição verde” e assim por diante. Quanto ao tratamento pelo suco de Romã, eu, particularmente, se fosse um homem de juízo e com propabilidade de estar com câncer de próstata, usaria a casa seca da ROMÃ assim: 10 grs de casca, 2 litros de água filtrada, levar ao fogo brando até ferver por 5 minutos, com tampa. Deixar esfriar e colocar em vasilha de vidro escuro na geladeira sem coar. Beber 100ml 4 vezes ao dia ; por 2 dias, repetir a fórmula durante duas semans; descansar 5 dias e começar tudo de novo, e, fazer os exames de PSA para ver se regrediu ou não a enfemidade. Não abandonar nenhum tratamento do seu médico. Ana Lourenço da Rosa. Plantas Medicinais. Câncer. Tocantins. BRASIL.

    Curtir

  4. altivo saluci jr

    meu pai se encontra com C.A de prostata porem ja foi feita a retirada dos testiculos para assim para de produzi o hormonios para de progredir pois ja esta em mestatase nos ossos pois ele esta sentindo forte crise de dores nos ossos e ta fazendo a medicação ocnforme oncologista mandou fazen causeterapia para fortalecimento dos osssos e ouvi fala sobre o avelós e agora estou vendo este suco de româ seria provavel ele pode esta tomando os dois ???

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s