Listagem dos 66 fitoterápicos regulamentados pela ANVISA

A agência governamental decidiu regulamentar a produção, a comercialização, e também estabeleceu o modo de usar cada fitoterápico, de acordo com as comprovações científicas em estudos que informam para o que serve e possíveis efeitos colaterais.

A lista da ANVISA levou em conta o que cientificamente já está provado.

Para acessar a lista completa,

[ CLIQUE AQUI ]

.
Esses medicamentos naturais sempre foram utilizados de acordo com a sabedoria popular. De agora em diante, o consumidor vai ter orientação oficial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que decidiu regulamentar a produção e a comercialização desses produtos.

A Anvisa também estabeleceu o modo de usar cada fitoterápico, para o que serve e possíveis efeitos colaterais. O capim-cidreira, por exemplo, é recomendado para cólicas intestinais e uterinas, mas pode aumentar o efeito de medicamentos calmantes. A arnica é indicada para contusões e hematomas, só que, se usada por mais de sete dias, pode provocar irritação da pele. O alho ajuda a combater o colesterol alto e atua também como expectorante, mas deve ser evitado por pessoas com gastrite, pouco açúcar no sangue ou pressão baixa.

“Você vai ter todas as informações na embalagem de uma forma clara e precisa. A população vai ter 66 chás a mão para que ela possa usar com conhecimento e responsabilidade”, declarou Sérgio Panizza, presidente do Conselho Brasileiro de Fitoterápicos.

(com informações dos websites do Jornal Nacional, G1 e ANVISA)

REFERÊNCIAS

RESOLUÇÃO – RDC Nº 14, DE 31 DE MARÇO DE 2010

Consolidado de normas da COFID

Fitoterapia: a atuação do profissional nutricionista, por Carolina Lôbo de Almeida Barros

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Lista de fitoterápicos regulamentados pela ANVISA. Brasília. Disponível em < http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/2010/03/drgvege.pdf>. Acesso em: 25 set. 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Nº 971/GM, de 3 de maio de 2006a. Aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 4 mai. 2006. Seção 1, p 20. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portariafito.pdf>.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica eInsumos Estratégicos. Aquisição e qualificação de fornecedores de medicamentos homeopáticos e fitoterápicos. 2010. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/NT_2982_2010.pdf>.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica. Política nacional de plantas medicinais e fitoterápicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2006b. 60 p.

CALIXTO, J. B. et. al. Biological activity of plant extracts: novem analgesic drugs. Expert Opinion Emerging Drugs. v. 2, p. 261-279, 2001.

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS. Resolução CFN nº 402/2007. Regulamenta a prescrição fitoterápica pelo nutricionista de plantas in natura frescas, ou como droga vegetal nas suas diferentes formas farmacêuticas, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.cfn.org.br/novosite/pdf/res/2007/res402.pdf>. Acesso em: 13 set. 2010.

WIKIPEDIA – A Enciclopédia Livre. Fitoterapia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Fitoterapia>. Acesso em: 13 set. 2010.

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Fitoterápicos, Listagens, Plantas Medicinais

5 Respostas para “Listagem dos 66 fitoterápicos regulamentados pela ANVISA

  1. Vibramos a cada consquista da sociedade civil organizada… como oa instituição da política nacional de plantas medicinais e fitoterápicos de 2006. Acessei a home porque tenho uma reunião com um grupo de mulheres da CASA DO CHÁ… um projeto importante que deveria ser multiplicado país afora. Parabéns a Anvisa por esta iniciativa. Selênio Sartori

    Curtir

  2. gostaria de consultar e tratar minha filha com fitoterapia com ervas chas pois ela tem 9 anos e tem trombose da veia porta mais aqui em balneario camboriu eu nao achei nehun medico fitoterapico se vcs conhecer algum me avisa obrigada

    Curtir

  3. Manoel

    Fui diagnosticado com cirrose de origem tóxica há 3 anos. Tomo dois medicamentos alopáticos constantemente. Paralelamente tomo chá de alcachofra e espinheira santa. Preciso descobrir outros fitoterápicos mais específicos para o tratamento de cirrose. Ficarei aguardando…

    att. Manoel.

    Curtir

  4. GERUSA FREITAS

    Boa tarde, uma cliente sofre de intensas crises de cãibras pelo corpo, mais cumumente na região abdominal. Já está sendo medicada com homeopáticos. Você poderia sugerir um fito que responda adequadamente ?

    Curtir

  5. dr, Ronald Lenz Pereira

    a presente lista poderia ser ampliada, com a participação de profissionais da área, enriquecendo ASSIM MAIS UMA FONTE DE PESQUISA…sou FARMACEUTICO – FITOTERAPEUTA, CONTEM COMIGO.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s