Alelopatia

por Edir Patrick

Milho, abóbora e feijão

CONCEITO: Alelopatia é o fenômeno que ocorre na natureza com liberação de substâncias químicas pelas plantas no meio ambiente que provocam efeitos estimulatórios ou inibitórios na germinação, crescimento e desenvolvimento de outras plantas.

Pelo estudo dos processos de alelopatia vê-se que os aleloquímicos, originados do metabolismo secundário, que são liberados no ambiente possuem ação estimulatória em baixa concentração e inibitória com o aumento da concentração.

As substâncias aleloquímicas liberadas no solo são absorvidas pelas raízes e transportadas pelos canais xilemáticos atingindo pontos de crescimento celular, inibindo-os. Pode igualmente interferir nos processos metabólicos celulares induzindo ao crescimento inicialmente para inibi-los posteriormente. Além disso, substâncias como os ácidos orgânicos, resultantes de resíduos no solo, interferem na absorção de nutrientes retardando o desenvolvimento da planta.

Em experimentos que simulam a ação no campo, o efeito alelopatico pode aparecer no desenvolvimento da espécie receptora. É o caso da erva mate cujos frutos foram incorporados no solo onde o milho era plantado. Miró et al. (1998) verificou alterações nas plantas de milho à queda dos frutos maduros da erva mate sobre a cultura.

DESENVOLVIMENTO: Foi feito um experimento utilizando folhas de eucalipto trituradas em solução aquosa com 3 (três) concentrações diferentes mais a germinação somente com água. Fez-se a germinação de sementes de alface com estas diferentes concentrações.

Com os resultados obtidos pode-se concluir que a germinação das sementes de alface foi afetada pelo aumento da concentração de extratos aquosos de Eucaliptus grandis, ou seja, conforme aumentava a concentração de extrato menor era a germinação das sementes, já com a menor concentração foi possível notar que ocorreu um efeito estimulatório em relação até mesmo às sementes germinadas só com água. Então pode-se notar que se utilizado a substância em uma concentração menor, pode-se obter um estímulo em relação a germinação das sementes, tornando-se mais satisfatórias que as germinadas somente com água.

http://www.artigonal.com/ciencias-artigos/alelopatia-1230828.html

Perfil do Autor

Sou Bacharel em Quimica Ambiental e Licenciado em Quimica, tenho como fonte mais forte de estudos a quimica aplicada diretamente ao meio ambiente, de forma que possamos usar esta quimica para tentar diminir ou seja, minimizar os efeitos ocasionados pelo homem que cada vez mais estao afetando nosso meio como um todo. Tenho experiencia na area de tratamento de agua, onde dou uma enfase maior em meus estudos.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Artigos, Curiosidades

Uma resposta para “Alelopatia

  1. Preciso projetar um jardim de cura,obedecendo o principio da Alelopatia,o potencial atrativo para os animais,o potencial curativo para os humanos bem como o colorido a beleza e harmonia.

    Voce pode me ajudar?

    Maluh.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s