Festa das Sementes Crioulas

A Festa acontece nos próximos dias 19 e 20 de março [de 2011] em Anchieta [SP] com o objetivo principal de expor e promover o intercâmbio de sementes crioulas e de mudas, discutir a importância da biodiversidade e apresentar experiências agroecológicas locais, regionais e nacionais.

Sementes crioulas são sementes oriundas de gerações anteriores, desenvolvidas pelos próprios agricultores. Também são consideradas crioulas aquelas sementes oriundas de melhoramento oficial, mas que se encontram em cultivo e reprodução pelos agricultores há muitos anos.

O município de Anchieta é um dos principais polos nacionais de produção e valorização de semente crioula. “O milho é o carro chefe, mas temos também pipoca, amendoim, arroz, feijões, hortaliças diversas, trigo, adubos verdes, melancia, melão e outras dezenas”, informa o extensionista de Anchieta, Ivan Canci, revelando que cerca de 100 produtores cultivam milho e 600 as demais espécies.
As principais vantagem da produção de sementes crioulas são a otimização da produção e produtividade, menores custos, produção de alimentos mais saudáveis, autonomia do agricultor, adaptação a diferentes ambientes, rusticidade, conservação da cultura, do conhecimento e da biodiversidade e construção de uma identidade com a terra, além do gosto pela atividade.

Estarão sendo vendidos alimentos como pamonha, milho verde cozido e milho assado, x-polenta, polenta frita e sapecada, sucos diversos, frutas, sorvetes e sanduíches, linguicinha das agroindústrias locais, filé de tilápia com polenta, doces e sobremesas diversas.
Os artesanatos à venda vão desde chapéus de palha de milho e de palha de trigo até toalhas bordadas a mão, bordados, tricôs, crochê e chinelos.

Também serão comercializados filé de tilápia congelado, carpas congeladas, açúcar mascavo, melado batido, salame tipo colonial, linguicinha mista e suína, copa, queijo colonial (três marcas locais), doces, geleias, pepino em conserva, picles, bolachas, bolachas integrais, pães, pães integrais e mel.

Fonte: Epagri

via: [ FETRAF-SUL ]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Mudas, Sementes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s