Cultivo de violetas agrada aos produtores, floricultores e amantes das flores

No Brasil, mais de 100 cultivares estão disponíveis para o plantio

A grande quantidade de tipos existentes varia quanto ao formato e quanto à coloração.

A violeta é uma espécie florífera perene, pertencente à família Gesneriáceas. Quando adequadamente cultivada, floresce com abundância o ano todo. No Brasil, tem apresentado, nos últimos anos, uma demanda crescente, sendo seu consumo mais acentuado em algumas datas comemorativas, tais como dia dos namorados, dia das mães, dentre outras.

Seu cultivo envolve, na cadeia produtiva, uma série de profissionais e direcionamento para os produtos, pois tanto poderão ser cultivadas flores que atendam à demanda de amantes da jardinagem, quanto para comercialização pelas floriculturas. Esse setor, no Brasil, compreende mais de 5.000 produtores e 4.000 lojistas, distribuídos entre os principais estados brasileiros, respondendo, anualmente, por negócios em torno de 150 milhões de dólares. As violetas africanas proporcionam, aos seus cultivadores, um rendimento anual de 504.000 dólares por hectare, podendo a margem de lucro ser estimada em torno de 20 a 40%.

A violeta possui cerca de 125 gêneros e mais de 2000 espécies conhecidas; entretanto, apenas 300 espécies têm sido cultivadas. No Brasil, mais de 100 dessas cultivares estão disponíveis para o plantio. A grande quantidade de tipos existentes, que surgiram de sucessivos cruzamentos, variando quanto ao formato, com flores de pétalas lisas, crespas, dobradas; e quanto à coloração, indo de rosa pálido ao roxo, passando por vários tons de azul e lilás, tem despertado a curiosidade das pessoas e levado à formação de coleções domésticas.

As violetas exigem muitos cuidados no controle ambiental. Em virtude disso, são cultivadas em estufas, que podem ser de vários modelos, de acordo com a preferência do produtor, podendo ser de madeira ou metal, devendo ser totalmente fechadas, para evitar corrente de ar, insetas e pragas. Algumas condições devem ser seguidas para se ter um bom desempenho das violetas cultivadas; são elas: iluminação, umidade relativa do ar, temperatura, substrato, água, adubação e tipo de vaso.

Com o objetivo de mostrar a cultura de minis, midis e grandes violetas em escala comercial, o CPT – Centro de Produções Técnicas em parceria com a DENACOOP/SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura e a FUNARBE – Fundação Arthur Bernardes/UFV, elaborou o curso “Como Produzir Violetas” no qual você receberá informações de especialistas e consultores do FRUPEX (Programa de Apoio à Produção e Exportação de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Ornamentais) e pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Seu consumo é mais acentuado em algumas datas comemorativas.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Quando as plantas estiverem prontas para a comercialização, devem ser embaladas obedecendo padrões de qualidade. Vasos que estiverem com sete a nove flores abertas, e outras para se abrirem, e folhas com aspecto sadio e quantidade suficiente, cobrindo o mesmo, estão prontos para serem embalados e comercializados.

A garantia de sucesso na produção de violetas, depois das boas práticas de cultivo, é assegurar que suas flores sejam entregues sempre em excelente estado de conservação e de beleza. Assim, os clientes conseguirão transmitir todo o encantamento e sentimento que esperavam, e muito mais facilmente, indicarão a sua produção para outros.

Fonte: [ CPT ]

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Artigos, Cultivo, Cursos, Flores

3 Respostas para “Cultivo de violetas agrada aos produtores, floricultores e amantes das flores

  1. ELISABETE CARVALHO

    Minhas violetas não produzem mais flores, por que?

    Curtir

  2. oi eu tenho minha violeta faz 3 anos e ela nao deu mais flores essa semana comprei sempre verde sera que vai melhorar elas p a produçao de flores...renta

    oi eu tenho minha violeta faz 3 anos e ela nao deu mais flores essa semana comprei sempre verde p/ por 5 ml em 1l de agua e eu vou por no pratinho qd for agua-la sera que vai adiantar ou tenho que fazer masi alguma coisa…ela ta em ambiente frescom e bem arejado com boa luminosidade..Renata de faveri

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s