Rosas são as flores de maior popularidade e comercialização

Para produzir rosas é preciso, além de dedicação, muita técnica

Quando se fala em flores, a primeira imagem que chega à mente é a rosa.

Quando se fala em flores, a primeira imagem que chega à mente é a rosa. A roseira sempre desempenhou papel de destaque entre as plantas ornamentais, sendo hoje uma das floríferas mais apreciadas no mundo, propiciando efeitos raros de harmonia e beleza. Seu cultivo data das mais remotas eras e, assim, a rosa tem atravessado os tempos e as civilizações como medicamento, representando medalhas, condecorações, dinheiro, beleza e amor.

O gosto pelas flores atravessou séculos, culturas e, hoje, seu uso é muito popular em datas como o dia dos namorados, aniversários e comemorações. Têm diferentes significados e, portanto, devem ser adequadamente escolhidas para as diferentes situações. Dentre elas as rosa são as mais vendidas e mais divulgadas no mundo. Além de serem símbolo nacional da Inglaterra e dos Estados Unidos, pode-se dizer, sem medo, que não existe nenhuma outra que as alcance em popularidade e comercialização.

O cultivo de flores e plantas ornamentais como atividade econômica é uma realidade no Brasil, particularmente, nos estados de São Paulo e Minas Gerais, sendo a rosa a flor mais comercializada, tanto no mercado interno quanto no externo. Em função da demanda, é crescente o número de produtores que cultivam roseiras em outras regiões do país para mercados localizados, onde a menor distância possibilita maior qualidade, além de reduzir o custo de comercialização.

Antes de iniciar um cultivo comercial devem ser feitos estudos criteriosos sobre a cultura, uma análise de custo/benefício, um estudo do tamanho e das exigências do mercado, das fontes de comercialização, juntamente com os de outros fatores como solo, topografia, água, energia elétrica, mão de obra, manejo pós-colheita, dentre outros.

As rosas são as mais comercializadas, tanto no mercado interno quanto no externo.

Com o objetivo de auxiliar na produção de mudas de roseiras, bem como o cultivo de roseiral para produção de flores, com a qualidade que o mercado exige, o CPT – Centro de Produções Técnicas, em parceria com a DENACOOP/SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura com a FUNARBE – Fundação Arthur Bernardes/UFV, elaborou o curso “Como Produzir Rosas” no qual você receberá informações dos especialistas e consultores do FRUPEX (Programa de Apoio à Produção e Exportação de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Ornamentais) e pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-Line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Para produzir rosas é preciso, além de dedicação, muita técnica. Existem vários fatores que interferem na condução e produção de flores para corte, como o local, o solo, a temperatura, a luminosidade, a disponibilidade de água, a época e forma de plantio e a condução da planta.

Fonte: [ CPT ]

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Artigos, Cultivo, Cursos, Flores

Uma resposta para “Rosas são as flores de maior popularidade e comercialização

  1. vilmar

    gostaria de saber um pouco mais sobre o plantio de rosa. por que eu tenho uma chácara .e gostaria de plantar rosas .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s