Nova técnica utiliza areia no cultivo hidropônico

Chácara Catavento utiliza a técnica em produção de hortaliças como os pepinos japoneses

por Eduardo Guidini

“A hidroponia em areia é o sistema de cultivo de plantas que utiliza a areia como meio de cultivo, no qual as raízes recebem água e as soluções nutritivas balanceadas via gotejamento”. A explicação é do agrônomo Luís Milner, proprietário da empresa piracicabana que é pioneira na utilização da técnica no Brasil.

O dono da Chácara Catavento, que opera com o sistema há cinco anos, conta que a empresa cultiva hortaliças por conta própria para o varejo e também orienta projetos para seus clientes, empresas de agronegócio que produzem hortaliças e flores de corte.

O local produz rúcula, pepino japonês, pimentão colorido e tomate sweet, o popular tomate cereja, de tamanho menor do que os que os brasileiros estão acostumados a comer e gosto mais adocicado.

Milner explica que o cultivo em areia traz vários benefícios, como baixo custos ao produtor, otimização do espaço na estufa e a diminuição do tempo na renovação das plantas. A ação também precisa de pouca mão de obra e quase não requer o uso de defensivos agrícolas.

A areia, meio pelo qual se desenvolve a técnica, é um subtrato que pode ser utilizado por vários anos. O uso de agrotóxicos é menor por causa da elevada oxigenação das raízes das plantas nesse meio. Milner conta que como há menos incidência de doenças na areia, a utilização de fungicidas é nula.

Preocupação e preço

O mercado na área da agricultura com cultivo em substrato cresce de 10% a 15% por ano. “O consumidor tem exigência maior por produtos de qualidade, cada vez mais as pessoas se preocupam com a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente”, diz o agrônomo.

Atualmente, os supermercados já recebem em maior quantidade os produtos ecologicamente corretos. Entretanto, o preço elevado costuma assustar os consumidores. “Eu até compraria esses tomates mais orgânicos, com menos agrotóxico. É muito mais saudável, mas é bem mais caro. Um bandejinha com poucos tomatinhos é mais de R$ 4”, analisa a dona de casa Carmen Onofre Galhardo.

A empresa de Milner também faz pesquisas para reduzir a utilização de água e fertilizantes na produção. Com isso, o impacto ambiental que acontece com o descarte do agrotóxico pode ser reduzido.

Fonte: [ EPTV.com ]

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Alimentos, Cultivo, Curiosidades, Técnicas

2 Respostas para “Nova técnica utiliza areia no cultivo hidropônico

  1. amarildo

    quero saber tudo sobre essa tecnica se puderem me ajudar eu agradeço

    Curtir

  2. wilson cavallari

    ola gostaria de saber informaçoes sobre o cultivo de pimentao e pepino na hidreoponia com a utilizaçao de areia lavada posso encontrar algum livro que possa me auxiliar nesse processo/?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s