Cultivo de noz-pecã integrado com a pecuária

Um projeto inovador traz novas possibilidades de negócios aos produtores rurais de Santa Rosa de Lima. Trata-se da produção da noz-pecã, um alimento que vem ganhando espaço na mesa do consumidor brasileiro devido às propriedades nutricionais.

As nozes são verdadeiras cápsulas de saúde. Elas estão entre os alimentos mais recomendados para uma dieta nutritiva e saudável. Comer algumas nozes por dia pode evitar até 65% do risco de doenças do coração, além de diminuir o mau colesterol, melhorar o funcionamento do intestino, do cérebro e do pulmão. Por ser rica em antioxidantes, especialmente vitamina E, é comprovada como agente de prevenção do câncer.

Com tantas propriedades, o consumo de nozes aumenta a cada ano. E se o mercado pede, o produtor atende. Por isso, o plantio da nogueira já pode ser visto em muitas propriedades rurais do município de Santa Rosa de Lima, conhecido como a capital da agroecologia de Santa Catarina.

Em Santa Rosa de Lima, a equipe de TV do programa “SC Agricultura”, da Epagri, visitou dois produtores – Mário Warmling, produtor de leite e Omério Gonçalves, produtor de fumo, de olho em outras opções de negócio no campo.

As plantas ainda estão pequenas, mas já podem ser vistas na paisagem. A espécie cultivada é a nogueira-pecã, originária dos Estados Unidos e México. Ela foi introduzida no Brasil por volta de 1870. Adulta, a nogueira chega a alcançar 60 metros de altura e vive mais de 200 anos. Há registros de plantas com mais de mil anos.

O projeto de cultivo em Santa Rosa de Lima está na fase inicial e o plantio da nogueira em muitas propriedades é feito junto às áreas de pastagem. O extensionista Wilmar Kleinschmidt foi quem levou a ideia da produção de nozes integrada à pecuária aos produtores locais. Para conhecer de perto os resultados a campo, os produtores fizeram uma viagem ao Rio Grande do Sul e voltaram animados. Hoje muitos produtores do município querem investir no negócio. Vilmar explica que a procura se deve às vantagens da produção. “A nogueira é uma planta de grande porte e as folhas caem durante o inverno. Para a pecuária isto é ótimo, pois ela oferece sombra aos animais no verão e conforto térmico no inverno”, esclarece.

O produtor Mário Warmling plantou 76 mudas de nogueira, mas pretende ampliar. Mário, que está confiante no negócio, quer chegar a 200 plantas na propriedade, sempre integradas com a pecuária. Já o produtor Omério Gonçalves foi mais ousado e plantou 600 mudas de nogueira. Ele acredita que vai ter uma renda garantida e pensa no futuro dos filhos. “Eu estou apostando na produção de nozes como uma atividade que vai trazer segurança para a minha família e quem sabe a gente até deixe de trabalhar com o fumo”, planeja Omério.

Para os agricultores, a vantagem de apostar neste novo negócio é que o mercado é garantido. Uma empresa gaúcha fornece as mudas e assegura toda a compra das nozes. A empresa de Cachoeira do Sul, Divinut, considerada uma referência na industrialização e plantio da noz-pecã, desenvolve um projeto de parceria com os produtores. O proprietário, Edson Ortiz, diz que a empresa já possibilitou a criação de 11 mil pomares nos três estados da Região Sul do Brasil. As mudas produzidas pela Divinut apresentam bom rendimento em grande variedade de solos e ajudam, inclusive, a evitar a erosão. Muito resistente às pragas, na maioria das vezes, a árvore só exige um cuidado do produtor com as formigas.

Além de vender as mudas, a empresa também presta assistência técnica e, dependendo do interesse do produtor, compra as nozes para beneficiamento. “O mercado brasileiro e internacional está em franca expansão, por isso a produção da noz-pecã é hoje uma boa alternativa de negócio e de diversificação das atividades no campo”, conclui Edson.

Matéria elaborada por Eonir Teresinha Malgaresi/GMC/Equipe de TV

Veja reportagem do Programa de TV “SC Agricultura” no link:
http://www.youtube.com/tvepagri#p/u/2/RRzNVBqpM88

Mais informações: Wilmar Kleinschmidt/Epagri/Santa Rosa de Lima, no telefone: (48 – 3654-0013), e-mail: wilmark@epagri.sc.gov.br

As fotos são de propriedades em Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, visitadas por produtores de Santa Rosa de Lima em julho passado.

Fonte: [ Epagri ]

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Alimentos, Cultivo, Mudas, Técnicas

2 Respostas para “Cultivo de noz-pecã integrado com a pecuária

  1. Maria Eterna da Conceicao

    Buenos día,
    Soy Brasileña, vivo en Buenos Aires hace 22 años, tenemos una plantación de Nuezes Pecan en la provincia de Entre Rios. En el Año 2011 participamos en un Congreso Internacional en Mexico, en el cual conoszemos el Ing. Conrado Rodrigues Lara que dedica a mas de 25 años en los Nogales.
    El Cultivo de nogal pecanero esta rompiendo paradigmas ya que cuenta con excelentes contenidos de nutrientes, seguida por un sinùmero de prevenciones en enfermedades cardiovasculares, neurològicas y diabetes, las cuales han sido avaladas por reconocidos especialistas y finalmente comprobadas por los consumidores.

    La comercializaciòn mundial de la nuez pecàn tomò ya otro rumbo y es tiempo de apoyarnos en los beneficios que esta tiene en Nutriciòn y Nutracèticos.

    En consecuencia, una excelente inversiòn en empresas de pecanes con seguridad garantizada. Los requisitos son muy siempres: Mantener un asesoramiento preciso, ejecuciòn eficiente, guiados por excelentes profesionistas; ya que el manejo adecuado de: enfermedades, plagas, nutriciòn, poda y correcto manejo del agua son decisiones que pueden cambiar la Rentabilidad de su Empresa Pecanera de 100 a 0%.

    Por todo lo anterior, te invitamos a que asistas al 1er Simposium Internacional Mèxico Argentina el pròximo 22 y 23 de Junio 2012, en el que se trataran los temas mas apremiantes del cultivo de nogal pecanero.

    Para mayores informes: Comunicate con nuestros contactos!!!!!

    Saludos!
    Maria Eterna da Conceicao
    Eduardo Lambertini
    Mario Echegaray
    Coordinacion: Soila Hernàndez

    Curtir

  2. jose braz

    muito interessante esse cultivo pretendoingressar nesa atividade tambm.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s