Geógrafo produz broto de trigo, matéria-prima do *suco de clorofila*

Em apenas dez dias, Hypso colhe os brotos germinados e tritura as folhas em máquinas para extrair o suco Foto: Thiago Louza

Por: Maria Laura Machado

Hoje, o niteroiense distribui para grandes mercados, hortifrútis e lojas especializadas de produtos naturais, produzindo, em média, duas toneladas de broto de trigo por ano

Quando o geógrafo niteroiense Hypso Nascimento Junior, 39 anos, deu carona para um espanhol a caminho de Mauá, na região do Médio Paraíba, não imaginava que aprenderia com ele um ofício que mudaria sua vida e seria febre entre a geração saúde ávida por produtos naturais.

Isso aconteceu em 1999, quando o Hypso foi um dos pioneiros a produzir bebida de broto de trigo, o conhecido “suco de clorofila”. Hoje, Hypso distribui para grandes mercados, hortifrútis e lojas especializadas de produtos naturais, produzindo, em média, duas toneladas de broto de trigo por ano.

A simplicidade do processo foi o que mais impressionou o geógrafo. Em sua fazenda em Teresópolis, Região Serrana, com apenas três ajudantes ele consegue atender à demanda. Foi quase sem querer que ele aprendeu a mexer com o broto, que leva em média dez dias entre a germinação e a colheita.

Como adubo, são usados os próprios bagaços triturados e as sementes germinadas são dispostas em caixas de madeira, colocadas em uma estufa de plantação vertical.

“Eu sempre fui curioso para aprender a mexer com o broto de trigo, mas meu antigo sócio espanhol não queria ensinar. Foi no Havaí que ele conheceu o suco com broto e, depois de ver que muita gente produzia além do que poderia consumir, fez a ponte mostrando o congelamento de polpa de fruta para conservar o excesso. Um dia, ele precisou viajar e me pediu para tomar conta da produção. Na volta, viu que cuidei bem e passamos a trabalhar juntos”, conta.

A parceria não durou muito, mas Hypso deu continuidade à plantação. Em 2001, o broto de trigo caiu definitivamente nas graças do público e foi então que o geógrafo passou a fornecer quantidades cada vez maiores ao mercado.

Entre as propriedades conhecidas do “suco de clorofila” estão as grandes quantidades de minerais como cálcio, magnésio e potássio, vitaminas E, C e do complexo B, além de aminoácidos. O broto de trigo contribui para redução do risco de doenças cardiovasculares e degenerativas. Consumido sem aquecimento ou grande exposição ao ar para não oxidar, que resultam em perda dos nutrientes, o broto é uma boa alternativa para se misturar a frutas e saladas.

“Outra vantagem é que, por serem consumidos in natura, ou seja crus, sem passar por nenhum processo térmico ou tecnológico, não sofrem praticamente nenhuma perda de seus nutrientes, o que faz com que a oferta desses seja ainda maior no consumo dos brotos. Para que as propriedades nutritivas deste suco prevaleçam na dieta, deve-se evitar alimentos industrializados ricos em aditivos químicos, gordura hidrogenada e saturada e hortaliças e frutas ricas em agrotóxicos, pois são substâncias potencialmente danosas à saúde e que vão contra a proposta da boa alimentação fornecida pela ‘alimentação viva’”, explica a professora de nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Suzana Freitas.

O sabor da bebida é levemente parecido com o da couve. Hypso sugere como combinação usar maçã ou banana na mistura. Com uma dose diária do extrato (aproximadamente um copo de 200 ml), é possível sentir os benefícios em pouco tempo.

“Como o broto é advindo da fase inicial da germinação, ele concentra mais nutrientes que as hortaliças já desenvolvidas. Além disso, sabe-se que a maioria das hortaliças disponíveis no mercado nacional possui fertilizantes químicos, enquanto a produção de brotos dispensa essas substâncias maléficas. Deve-se salientar também que o suco mais revigorante seria o que associasse tanto as hortaliças verdes, ricas em clorofila, quanto o broto de trigo”, conclui Suzana.

Fonte: [ O Fluminense ]

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Cultivo, Curiosidades, Técnicas

Uma resposta para “Geógrafo produz broto de trigo, matéria-prima do *suco de clorofila*

  1. Rosiane

    Olá, gostria de saber onde encontrar o broto de trigo do hypso. Em quais comércios do Rio e se vendo só no Rio, pois moro na região dos lagos e gostaria de um lugar que fosse mais próximo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s