O que é que a banana tem (para descontaminar a água)?

Por Vinícius Lacerda

Ideia, pesquisa e aplicação. Esse foi o caminho seguido por Milena Boniolo para completar seu mestrado que gerou uma grande descoberta: que as cascas de bananas podem limpar águas contaminadas por poluentes emergentes.

Ela utilizou casca da banana, que têm cargas positivas, para atrair os metais pesados misturados a água, que têm cargas negativas. Aí vale lembrar que na química os opostos se atraem, o que tornou possível limpar a água por meio de um filtro que separa os poluentes que a contaminam, como comprovou Milena.

A banana foi escolhida pois a pesquisadora descobriu que 30% da produção anual dessa fruta é perdida no Brasil. Outro fator importante é que as redes de fast food geram muito desperdício de banana. Em São Paulo, por exemplo, quatro toneladas de cascas vão para o lixo.

Confira o vídeo da apresentação dela no TEDx SP e saiba com mais detalhes como funciona a descoberta que pode limpar a água com custo baixo aproveitando de lixo orgânico.

Fonte: [ TEDx São Paulo ]

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Alimentos, Ecologia, Frutas, Meio Ambiente, Técnicas

Uma resposta para “O que é que a banana tem (para descontaminar a água)?

  1. Neste artigo sobre o que: A Banana tem para descontaminar a água; é um interessante contributivo trabalho de Mestrado que deve ser lido e levado a sério na parte prática; pois em se tratando de assunto que purifica água suja em potável, isso deve ser um prioridade nacional e também mundial. O emprego dessa fruta tão importante na alimentação humana não está sendo levado a sério no BRASIL. Alguém de juízo precisa começar a aprovetar esse tipo de COMIDA que pode tirar muitos famintos da sua miserável situação de desnutrição num PAÍS TROPICAL como o nosso. Essa mesma fruta tem inúmeras outras aplicações: uma delas tem tudo a ver com a cura da enfermidade crônica da PSORÍASE. Esta experiência já tenho RELATÓRIO pronto para ser publicado brevemente no blog Etnobio/Cerrado (…). O título do trabalho: O que a BANANA tem a ver com a PSORÍASE? Ana Lourenço da Rosa . Consultoria Inter(trans)projetos Socioambientais. Tocantins. BRASIL.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s