Reunião Técnica sobre Plantas Biotivas terá abertura nesta quinta-feira em Porto Alegre

Os diretores técnico e administrativo da Emater/RS, respectivamente, Gervásio Paulus e Valdir Zonin, participam nesta quinta-feira (26/10), às 8h30min, da abertura da 6ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas, que se realizará na sede da Emater/RS-Ascar (Rua Botafogo, 1051), em Porto Alegre. Para os dois dias do evento são esperadas mais de 150 pessoas.

Durante os dois dias da Reunião Técnica vários palestrantes estarão contribuindo com suas experiências e vivências em diversos painéis. “Vamos discutir o trabalho de identificação dessas plantas, formas de produção, o beneficiamento e os mercados, inclusive os institucionais”, comenta a assistente técnica estadual da Emater/RS-Ascar em plantas bioativas, Ana Valls. Durante o evento haverá exposição de plantas e sementes.

Desde 2006 o Rio Grande do Sul conta com uma política estadual para a fitoterapia e plantas medicinais, que recebem incentivos também em nível nacional, por meio de Decreto, para serem usados no Sistema Único de Saúde. A Emater/RS-Ascar está inserida no processo, orientando os agricultores familiares na produção, seja das plantas condimentares, seja nas fitoterápicas, ou ainda como “insumo agrícola, já que algumas plantas podem ser usadas na produção de um alimento orgânico”. “Esse tipo de produção é muito mais voltada para a agricultura familiar, principalmente quando se tratam de fitoterápicos para a utilização na saúde pública que requer uma produção dentro de uma visão ecológica, com um cuidado maior”, afirma Ana Valls.

Programação
Dia 26

8h – Confirmação inscrições e recebimento de material
8h30min – Solenidade de abertura
9h30min – Painel – Identificação botânica das plantas bioativas de interesse e estratégias – Diversidade de Mikania – guacos – Profª Drª Mara Ritter – UFRGS. Espécies nativas de poejo e outras Lamiaceae – Prof. Dr. Sérgio Bordignon – Unilasalle – Canoas. Projeto Telefarmácia – Viabilização da capacitação de profissionais de saúde na identificação correta de plantas medicinais e suas interações com fitoterápicos e medicamentos – Profª Drª. Marlise Araújo dos Santos – PUC/RS. Plantas do futuro e o bioma Pampa – Prof. Dr. Paulo Brack – UFRGS.
11h30min – Debate com participação do público
13h30min- Tribuna Livre
14h – Painel – Produção de base ecológica de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Sementes: sua importância nos sistemas de produção de base ecológica. Eng. Agr. Eitel Dias Maicá, BIONATUR Sementes Agroecológicas, e José Andrei, Diretor de Planejamento, ISLA Sementes Ltda. A utilização de plantas bioativas como estratégia à transição agroecológica – Biol. Ms. Patrícia Lovatto – Doutoranda PPGSPAF/UFPel. Cultivo e manejo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares no Jardim Botânico – Porto Alegre-RS – Pedro Ernesto Sanhudo da Cunha – FZB. Dados sobre Hortos Comercial e Comunitário no RS – Farmª Ana Maria Daitx Valls Atz – Emater/RS-Ascar.
16h30min – Debate com participação do público.

Dia 27
9h – Painel – Controle de qualidade e beneficiamento das plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Legislação sobre droga vegetal – A situação frente a RDC 10/2010. As Farmacopéias do Brasil e do Mercosul – Referências e normas para trabalhos com plantas medicinais. Farmª Ms. Rafaela Marin – Doutoranda PPGCF – UFRGS. Aspectos importantes relacionados à secagem de plantas medicinais. – Eng. Agr. Ms. Martin Wanderer – Emater/RS-Ascar. Produção biodinâmica e beneficiamento de chás e temperos. Produtor Jorge Edgar Furtado Volkmann – EDKA, Sentinela do Sul/RS.
11h30min – Debate com participação do público._
13h30min – Painel – Mercado e processos de comercialização. Alimentos nutracêuticos: novas perspectivas para a produção e comercialização de plantas bioativas – Profª Drª Signorá Peres Konrad. As necessidades de plantas medicinais no SUS – Revisão da lista de medicamentos básicos no RS – Farmª Irene Prazeres – CPAF/SES-RS. Indústria local de fitoterápicos – Thômaz Nunnenkamp- SINDIFAR. Comercialização direta e certificação participativa de plantas medicinais, aromáticas e condimentares – OCS e OPAC Porto Alegre-Viamão. – Mary Angela Fernandes Ferreira.
16h – Debate com participação do público.
16h30min – Discussão e aprovação da proposta de Carta da 6ª RTEPB.
17h – Encerramento.

Fonte: EMATER

disponível online em: [ Rádio Sepé ]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Controle biológico, Ecologia, Projetos, Técnicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s